Participamos do

K-Pop: entenda o fenômeno que está tomando conta do cenário musical

Para compreender um pouco mais sobre essa nova onda, O POVO Online fez um breve resumo explicando a história do estilo que nasceu na Coreia do Sul em meados dos anos 90
22:17 | Mai. 28, 2019
Autor Lia Bruno
Foto do autor
Lia Bruno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Você está na parte 1 do especial sobre K-Pop

>> Como os grupos do gênero são formados (parte 2)

>> Além de BTS: outros 10 grupos que você precisa conhecer (parte 3)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>> 10 músicas mais famosas do gênero que você precisa ouvir

Você provavelmente já deve ter visto ou pelo menos ouvido falar em algum momento da sua vida sobre K-Pop. O estilo musical, que está tomando conta do cenário musical, tem se tornado uma febre entre os jovens e conquistado cada vez mais espaço nas rádios mundiais.

Para compreender um pouco mais sobre essa nova onda, O POVO Online fez um breve resumo explicando a história do estilo.

Origem do K-Pop

Nascido na Coreia do Sul em meados dos anos 90, o K-Pop surgiu como uma solução encontrada pelo governo do País para driblar a crise que afetava os Tigres Asiáticos. A aposta era exportar um produto além dos aparelhos eletrônicos e foi a partir disso que os grupos musicais foram criados.

"Seo Taiji and Boys" foi uma das percursoras. Formada em 1992, a banda era conhecida como "New Kids On The Block" da Coreia. Inspirado no estilo norte-americano, o grupo cantava letras sobre juventude e trazia uma atitude rebelde.

Depois deles, outras bandas como "H.O.T", "S.E.S", "Shinhwa", "Sechs Kies" e "Fin.KL" foram fundadas, formando a primeira geração do "K-Pop". A partir desse momento, o governo sul-coreano passou a perceber a importância da música local e da cultura para o País, investindo cada vez mais recursos na área.

Sucesso do do K-Pop

Batizado de "Hallyu", que significa "onda" em coreano", o "K-Pop" foi responsável pelo crescimento de 18% na indústria musical do País em um período de oito anos. Entre os artistas responsáveis por tornar esse estilo em um fenômeno internacional está o cantor Psy, dono do hit "Gangnam Style", lançado em 2012. A música fez tanto sucesso que seu clipe já atingiu uma marca de mais de três bilhões de visualizações no YouTube.

Alguns grupos como TVXQ, Super Junior, Girls' Generation, 2NE1, Wonder Girls, Big Bang, EXO e B.A.P também foram responsáveis por trazer ainda mais a indústria musical sul-coreana para os holofotes internacionais. Com músicas cativantes e coreografias bem trabalhadas, não demorou muito para que os jovens passassem a se encantar pelo estilo.

Atualmente, os maiores representantes do "K-Pop" são as meninas do Blackpink e os meninos do BTS, que vieram ao Brasil nos dias 25 e 26 de maio e lotaram dois shows no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo.

Os garotos do BTS se tornaram um fenômeno tão grande que seu último disco de estúdio, "MAP OF THE SOUL: PERSONA" atingiu o topo das paradas musicais em 65 países. Já o clipe da música "Boy With Luv", parceria da banda com a cantora norte-americana Halsey, quebrou o recorde de videoclipe mais visto do YouTube nas primeiras 24 horas, acumulando 78 milhões de visualizações.

As antigas detentoras do recorde eram nada mais nada menos que as meninas do Blackpink, que tinham atingido uma marca de 56,7 milhões de visualizações com o clipe de "Kill This Love".

Especial K-Pop

Nesta quarta, 29, O POVO Online traz material explicando como são formados os grupos musicais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags