Participamos do

K-Pop: as cinco empresas mais bem sucedidas do ramo

O início da "Onda do K-Pop" culminou no surgimento de diversas empresas, que passaram a tomar conta da indústria de entretenimento do país. Com isso, O POVO Online separou as cinco empresas mais bem sucedidas do ramo
19:52 | Jun. 03, 2019
Autor Lia Bruno
Foto do autor
Lia Bruno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Você está na parte 5 do especial sobre K-Pop

>> Entenda o fenômeno que está tomando conta do cenário musical (parte 1)

>> Saiba como são formados os grupos musicais (parte 2)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>> K-Pop além de BTS: outros 10 grupos que você precisa conhecer (parte 3)

>> As 10 músicas mais famosas do gênero (parte 4)

Conhecido por seu estilo diferenciado e músicas cativantes, os grupos de K-Pop estão, aos poucos, tomando cada vez mais conta do cenário musical atual. Surgido em meados dos anos 90 em meio à crise que afetava os Tigres Asiáticos, o estilo veio como uma revolução para o setor cultural e econômico na Coreia do Sul.

A prova disso foi o surgimento de diversas empresas, que passaram a tomar conta da indústria de entretenimento do país. Muitas delas, inclusive, se tornaram tão grandes que passaram a exercer influência até mesmo no setor político sul-coreano.

Dando continuação ao especial sobre K-Pop, O POVO Online separou as cinco empresas mais bem sucedidas do ramo. Confira:

CJ E&M

Fundada em 2010, a CJ E&M é uma subsidiária da "CJ Corporation", responsável por gerenciar negócios em diversos setores como comida, farmácia, biotecnologia e outros. Ela é administradora de uma das maiores emissoras do país, a Mnet, e da empresa Stone Music Entertainment, lar dos grupos  I.O.I. e Wanna One. Além disso, ela também mantém parceria com outras companhias, sendo elas Jellyfish Entertainment, responsável pelos grupos VIXX e Gugudan, AOMG, agenciadora do cantor Jay Park, e Amoeba Cultura, que administra a carreira de artistas como Dynamic Duo, Primary, Crush e Ha:tfelt, ex-integrante do Wonder Girls.

JYP Entertainment

Fundada em 1997 pelo cantor e compositor Park Jin Young, a JYP Entertainment está em três maiores companhias de entretenimento da Coreia do Sul, conhecidas como BIG 3. A empresa foi responsável por lançar no mercado sul-coreano diversos artistas como Rain, Wonder Girls, 2AM e Miss A. Atualmente, ela é responsável por agenciar os grupos 2PM, Got7, Day6, Twice, Stray Kids e Itzy.

YG Entertainment

Também parte da BIG 3, a YG Entertainment foi fundada em 1996 por Yang Hyunsuk, ex-membro do grupo "Seo Taiji and Boys", considerado um dos percursores do estilo. Ela foi responsável por lançar no mercado artistas como 2NE1, Psy e Seven. Atualmente, a YG agencia grupos como Big Bang, Blackpink, Winner e iKON. A companhia também possui uma subsidiária chamada "The Black Label", que está sob o comando dos produtores Teddy e Kush, além de outras empresas voltadas para a indústria da moda e esporte.

SM Entertainment

Considerada responsável por liderar a onda do K-Pop pelo continente asiático, a SM Entertainment, fundada em 1995 pelo empresário Lee Sooman, é a maior do ramo. A empresa foi e é o lar dos artistas e grupos mais famosos da indústria musical sul-coreana, como Kangta, Shinhwa, H.O.T., S.E.S., BoA, TVXQ, Super Junior, Girls' Generation, Shinee, F(x), Exo, Red Velvet e NCT. Fora da Coreia do Sul, ela mantém parcerias com as empresas japonesas Avex Trax, que trabalha com grandes nomes do cenário musical do Japão, como Ayumi Hamasaki, Namie Amuro, Koda Kumi, e Johnny's Entertainment, que agencia os grupos Arashi e Kat-tun. Atualmente, ela possui mais de 20 subsidiárias voltadas para todo tipo de setor, como tecnologia, moda, marketing, entre outros.

Big Hit Entertainment

Definida, no início, como uma empresa de médio-pequeno porte, a Big Hit, fundada em 2005 pelo compositor Bang Sihyuk, foi conquistando seu espaço na indústria à medida que seu principal grupo, o BTS, passou a se destacar no cenário musical. Seu crescimento foi tão surpreendente que o portal sul-coreano Naver chegou a apresentá-la como uma forte candidata a maior empresa do ramo no futuro, podendo ficar a frente até mesmo da SM Entertainment. Além do BTS, a companhia agencia outros artistas como Lee Hyun e TXT.

Especial K-Pop

Primeira parte do especial K-Pop do O POVO Online, feito na terça-feira, 28, abordou o surgimento do gênero e explicou o sucesso do estilo por todo o mundo.

Na quarta-feira, 29, O POVO Online explicou como os grupos do gênero são formados.

Já na quinta-feira, 30, O POVO Online reuniu os 10 grupos de K-Pop, além, de BTS, que você precisa conhecer

Na sexta, 31, foram reunidas as 10 músicas mais famosas do gênero.

Dando continuidade ao especial, nesta terça-feira, 4, vamos trazer as 10 expressões mais utilizadas pelos fãs do gênero.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags