3ª dose: meta do Ceará é vacinar 80% de grupos prioritários até fim do ano

Meta é prevista para grupos prioritários de idosos, imunossuprimidos, profissionais da saúde e da segurança, conforme a Sesa

A meta de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Ceará é de 80% da população de determinados grupos prioritários até o fim deste ano. Para esta meta, são considerados os idosos, imunossuprimidos, profissionais da saúde e profissionais da segurança. Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), explica que o foco estratégico é, neste momento, nos grupos mais vulneráveis e suscetíveis à infecção e que estão recebendo a terceira dose há mais tempo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Apesar da dose 3 ou dose de reforço, dose adicional ter sido recomendada para acima de 18 anos, nesse momento de iminência da entrada de variante, a gente precisa pela menos alcançar coberturas aceitáveis ou satisfatórias para idosos, imunossuprimidos, profissionais da saúde, profissionais da segurança", detalha.

A população dos grupos citados vai estar mais exposta e "na entrada de uma nova variante, têm grande chances de se reinfectar e de possivelmente se hospitalizar". "Então, a gente espera, quer muito que esses grupos prioritários que já estão fazendo a D3 alcance pelo menos 80%", projeta.

Mutirão

Ela destaca que a maior parte da população de grupos prioritários está na Capital e que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza tem feito vários mutirões de vacinação para avançar a cobertura da dose de reforço. 

O mutirão para aplicação da dose de reforço em Fortaleza foi prorrogado até o próximo domingo, 19. Ele é destinado a pessoas que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até 16 de julho e objetiva acelerar a ampliação da cobertura vacinal na Capital.

Há pouco mais de uma semana, o intervalo de aplicação da 3ª dose da população acima de 18 anos foi reduzido de cinco para quatro meses, a partir da data de aplicação da 2ª dose, em todo o Ceará. A redução do intervalo foi decidida pela Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE). Na semana anterior, Fortaleza já havia anunciado essa redução no município.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meta vacinação terceira dose terceira dose covid-19 ceará dose de reforço covid-19 ceará vacinação ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar