Fortaleza começa a planejar vacinação de adolescentes contra Covid-19 nesta semana

O planejamento deve ser realizado com o Estado e depende do número de doses que vão chegar nos próximos dias

O público adolescente com idades entre 12 e 17 anos deve ser o próximo contemplado no processo de vacinação contra Covid-19 em Fortaleza. Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde  Municipal (SMS), em transmissão nas redes sociais, nesta sexta-feira, 23, o planejamento para a imunização de pessoas nessa faixa etária deve ser iniciado ainda nesta semana.  

Aline Gouveia, secretária-adjunta da Saúde municipal, destacou durante live que o Munícipio já concluiu o agendamento da população adulta que estava cadastrada no Saúde Digital. Com isso, a pasta deve elaborar, junto ao Estado, um plano que possibilite o inicio da vacinação de adolescentes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não há, contudo, uma data especifica para que o processo de agendamento desse grupo comece a ocorrer. "Fica na dependência do número de doses a serem recebidas pelo Estado e pelos municípios", frisou a secretária-adjunta. Aline ainda fez um alerta para que, independente da metodologia aplicada, esse público esteja cadastrado no Saúde Digital, plataforma que possibilita o agendamento.

LEIA MAIS | Ceará recebe 152.420 doses da vacina da AstraZeneca, que serão utilizadas para D2

Depois de término, Luisa Sonza posa com amigos e diz: "melhor sozinha"

"Pais e responsáveis, cadastrem seus adolescentes no Saúde Digital, pois em breve estaremos aqui dando essa boa notícia para essa população que também está ansiosa aguardando pela sua primeira dose da vacina contra a Covid-19", destacou a representante.

>>> Saiba como fazer o agendamento clicando aqui

Em caso de dificuldades no acesso a tecnologias, a secretária-adjunta recomendou que o grupo buscasse realizar procedimento nos pontos da Capital onde há prestação desse serviço. Sendo eles:

  • Centros de Referência da Assistência Social (Cras);
  • Cucas dos bairros José Walter e Jangurussu;
  • Centro Cultural do Canindezinho;
  • Terminais de ônibus.

Só até esta segunda-feira, 23, um total de 1.704.008 pessoas já haviam recebido a primeira dose (D1) da vacina contra a patologia em Fortaleza. Em relação às demais doses: 698.496 pessoas receberam a segunda dose (D2), e 26.946 foram contempladas com a vacina da Janssen, de dose única (DU).

O balanço, divulgado pela secretária-adjunta em transmissão, também aponta que 89% da população adulta de Fortaleza já recebeu ou a D1 ou a DU do imunizante. A expectativa é que o índice ultrapasse a porcentagem de 90% ainda nesta semana.

Ceará vai começar a vacinar adolescentes

Na tarde desta segunda, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o Estado está perto de finalizar a imunização do público adulto. Com isso, os municípios vão começar a vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos a partir do fim desta semana.

Processo deve ocorrer logo após cidades concluírem repescagem da primeira dose do imunizante. Em estimativa divulgada pela pasta, 386.377 mil pessoas dessa faixa etária já estavam cadastradas no Saúde Digital até a última sexta-feira, 20. 

Veja a transmissão:

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação adolescente Covid Fortaleza Fortaleza começa vacinar adolescentes vacinação crianças adolescentes Fortaleza vacinação Covid-19 Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar