Médico Marcos Antônio Gadelha Maia é novo secretário da Saúde do Ceará

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), no início da tarde desta quinta-feira, 19

O médico Marcos Antônio Gadelha Maia é novo secretário da Saúde do Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), no início da tarde desta quinta-feira, 19. Marcos Gadelha participa do governo desde em 2015, quando foi diretor-geral do Hospital de Messejana, em Fortaleza.

Também foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de 2015 a 2018. Até hoje, o médico ocupava o cargo de secretário executivo de Políticas em Saúde do Ceará. "Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão, e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho nos últimos dois anos e sete meses. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo", disse Camilo. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Natural de Fortaleza, Marcos Gadelha é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (1992) e pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana).

Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), também tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care MedicineFundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).

O novo secretário de Saúde do Estado foi ainda coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI), do Hospital Regional da Unimed Fortaleza, como membro do time de liderança.

No Hospital de Messejana, Marcos coordenou a Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, o Núcleo de Segurança do Paciente e foi diretor-geral. 

Na terça-feira, 17, o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, pediu para deixar o cargo de secretário da Saúde, segundo anunciou o governador Camilo Santana. Ele esteve a frente da pasta nos últimos dois anos e sete meses.

Cabeto foi responsável por coordenar as ações de combate à pandemia de Covid-19 no Ceará. No processo, comprou briga com setores empresariais insatisfeitos com as restrições. O Estado foi o primeiro a adotar restrições mais rígidas, como lockdown, que mais tarde seriam seguidas em outros lugares. Foi o único em toda a pandemia a ficar com todo o Estado em lockdown, neste ano.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

secretário saúde ceará marcos antonio gadelha cabeto deixa secretaria

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar