Vacina em Thyane, mulher de Safadão: perguntas e respostas sobre polêmica
Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, recebeu vacina contra a Covid-19 no mesmo dia do cantor, mesmo sem ter nome na lista; ela alegou ter usado "sobras" do imunizante. Confira perguntas e respostas sobre a polêmica
A influenciadora Thyane Dantas, mulher do cantor Wesley Safadão, recebeu a vacina contra a Covid-19 na manhã dessa quinta-feira, 8. Ela foi imunizada junto ao marido, tendo recebido dose única da fabricante Janssen.
No entanto, vários questionamentos surgiram a respeito da vacinação do casal. Nascida em 1991, Thyane não se enquadra em nenhum grupo de risco, tampouco está na faixa etária atualmente sendo imunizada em Fortaleza. Ela também não tinha o nome nas listas de agendados que são divulgadas pela Prefeitura.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Safadão, por sua vez, está sob suspeita por ter se vacinado fora do local indicado no agendamento, supostamente para poder receber a imunização da Janssen, que tem dose única. O POVO listou perguntas e respostas sobre a polêmica. Confira:
Thyane Dantas poderia ter tomado a vacina?
Não. A influenciadora não deveria ter recebido a vacina nessa quinta-feira, 8. Ela não faz parte de nenhum grupo de risco e, nascida em 1991, não está na faixa etária atualmente recebendo a imunização em Fortaleza. O nome de Thyane também não constava nas listas divulgadas pela Prefeitura da Capital com os agendamentos diários.
Como foi a vacinação de Wesley Safadão e Thyane?
O cantor Wesley Safadão, com 32 anos, teve sua vacinação agendada para as 12 horas dessa quinta-feira, 8, no Centro de Eventos do Ceará. Todavia, ele recebeu a imunização em um shopping da Capital, na manhã do mesmo dia, estando em horário e local diferentes dos determinados pela Prefeitura.
No mesmo local, Thyane Dantas, esposa do cantor, também foi vacinada. Ela não tinha agendamento, tampouco se enquadra nos casos que atualmente estão sendo imunizados na cidade.
Por que Thyane se vacinou? Ela tem idade para receber a imunização?
Segundo a assessoria de comunicação da influencer, Thyane recebeu a sobra de vacina que havia no local, então supostamente não teria "furado fila" para a imunização. No entanto, a prática, conhecida popularmente como "xepa da vacina", não é adotada de forma oficial em Fortaleza, ao contrário de cidades como Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), em que pessoas podem se dirigir aos locais de vacinação para receberem doses que sobraram na contagem diária e, caso não sejam aplicadas, serão descartadas.
Além disso, o casal recebeu as doses no período da manhã, aproximadamente às 10 horas. Mesmo em cidades que realizam a "xepa", o procedimento só acontece após o fim da vacinação em cada local, geralmente no fim da tarde.
Deste modo, não haveria como Thyane ter recebido, de forma oficial, a vacina nessa quinta-feira. O casal foi chamado nesta sexta-feira, 9, para prestar esclarecimentos à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) sobre o caso.
O próprio prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), fez publicação em suas redes sociais informando que não houve sobra de vacinas antes das 17 horas na quinta-feira. "A Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para apurar a aplicação da vacina contra a COVID-19 em Thyane Dantas nesta quinta-feira (08)", disse Sarto.
Thyane será investigada por ter tomado a vacina?
O Ministério Público do Ceará (MPCE) anunciou que abrirá uma investigação sobre Thyane Dantas ter se vacinado. O órgão informou que solicitará à SMS as listas de vacinação da quinta-feira, 8 de julho, horário de aplicação da dose em Thyane e informações sobre a sobra de imunizantes, além de dados dos servidores que realizaram o preenchimento do cartão de vacinação e aplicação da vacina.
Safadão será investigado por ter se vacinado?
Após informar sobre a investigação de Thyane Dantas, o MPCE disse que também abrirá procedimento sobre a vacina de Wesley Safadão. O motivo é que, apesar de estar agendado para as 12 horas e no Centro de Eventos, ele compareceu a um shopping de Fortaleza e recebeu a imunização no final da manhã.
Uma hipótese levantada por internautas é que Safadão sabia que, no shopping, estava sendo aplicada a vacina da Janssen, que é dose única. No Centro de Eventos são usadas, além dela, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, três imunizantes que demandam uma segunda aplicação para ter eficácia maior contra a Covid-19.
Os profissionais que vacinaram o casal serão investigados?
A SMS convocou os profissionais envolvidos na vacinação de Thyane Dantas como parte do processo administrativo para apurar o caso. Serão chamados os responsáveis pela aplicação da dose da influencer e também pelo preenchimento do cartão de vacinação de Thyane.
Como se soube da vacinação?
O próprio casal publicou em suas redes sociais o recebimento das vacinas. Apesar de Safadão, com 32 anos, estar dentro dos grupos sendo vacinados atualmente, e ter aplicação agendada para a quinta-feira, ele foi a um local e em horário diferentes dos marcados para o atendimento.
Thyane, por sua vez, nasceu em 1991 e não faz parte dos grupos de risco, portanto não poderia ter se vacinado. O nome dela também não estava em nenhuma lista de agendamentos para o dia.
Há "xepa de vacinas" em Fortaleza? Como participar?
Embora já tenha sido aprovada, na Câmara de Vereadores de Fortaleza, uma proposta sobre o reaproveitamento de doses de vacinas em Fortaleza, o texto não foi transformado em Projeto de Lei por Sarto. Deste modo, oficialmente não existe xepa de vacinas em Fortaleza.
Embora alguns locais de vacinação possam realizar este procedimento informalmente, a prática não é legalizada. Há uma orientação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para reaproveitamento de doses que restem ao final do dia, mas elas podem ser usadas somente em pessoas que façam parte dos grupos que já estão sendo vacinados no momento. Deste modo, mesmo que houvesse uma "xepa da vacina" em Fortaleza, a influencer Thyane Dantas não poderia ter recebido a imunização.
Como funciona a "xepa da vacina"?
A prática de reaproveitamento de doses não aplicadas ao fim do dia, chamada informalmente de "xepa da vacina", ocorre porque, nos recipientes usados para armazenar os imunizantes, há entre cinco e dez doses, dependendo do fabricante. Como as seringas usadas na aplicação são descartáveis, não há contaminação ao inserir mais de uma seringa no mesmo frasco, pois a agulha ainda não terá entrado em contato com a pele do paciente no momento que é inserida no vidro.
Para garantir a qualidade das vacinas aplicadas, um recipiente não pode ser guardado novamente após a abertura, devendo ter todas as doses usadas ou então ser descartado. Deste modo, se ao fim de um dia de aplicações em um local de vacinação, houver um frasco que contém, por exemplo, dez doses, mas somente uma foi usada, as outras nove precisam ser aproveitadas ou jogadas fora.
Pela gravidade da pandemia de Covid-19, e com a baixa quantidade de vacinas contra o coronavírus, a orientação é usar esses imunizantes mesmo em pessoas que não tenham sido agendadas para aquele dia ou local. No Ceará, são feitas convocações de três formas: por telefone, chamando pessoas que estejam perto dos locais de vacinação, ou mesmo com aplicadores indo de carro vacinar pessoas em casa.
Quem recebe a vacina da "xepa" tem direito à segunda dose?
Sim. Ao ter aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o paciente recebe um cartão de vacinação. Neste documento deve constar o nome do paciente, número do documento apresentado, fabricante e lote da vacina aplicada, e data para a segunda dose.
Assim sendo, mesmo quem recebe a vacina na "xepa" não precisa esperar outra sobra para se vacinar. Ao ter a primeira dose, ainda que seja reaproveitada de sobras do dia, ela receberá um agendamento que garantirá a aplicação da segunda.
É preciso lembrar que, especificamente no caso das vacinas fabricadas pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, não há segunda dose. Este imunizante tem eficácia máxima ao ser aplicado somente uma vez, não havendo necessidade de reforço. As vacinas que demandam segunda dose, entre as aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e usadas atualmente no Ceará, são CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Sputinik V.
Vacina contra a Covid-19: últimas notícias
- Fiocruz entrega mais 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca
- Conversa de Bolsonaro com irmãos Miranda foi gravada, diz deputado. "Muita informação e baixaria"
- OMC diz que pode e deve ser atuante na produção de vacinas contra covid
- Com vacinação completa, Rio poderá ter carnaval em 2022, diz Paes
- Testes clínicos da ButanVac são iniciados hoje em Ribeirão Preto
- Cantora Simaria é vacinada contra Covid-19 e comemora em vídeo