180 dos 184 municípios cearenses estão em nível de risco "altíssimo" pela Covid-19

Apenas os municípios de Acaraú, Uruoca, Meruoca e Ipu estão em situação de risco "alto", segunda mais grave

No Ceará, 180 dos 184 municípios estão classificadas em nível de risco altíssimo pela situação epidemiológica com relação à Covid-19. Os dados se referem às Semanas Epidemiológicas 19 e 20 (de 9 a 22 de maio) atualizados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Acaraú, Uruoca, Meruoca e Ipu, localizados na região Norte do Estado, não estão na classificação em situação de risco mais grave, sendo consideradas em alerta "alto". 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o acompanhamento, o Ceará tem incidência de 521,4 casos por dia a cada 100 mil habitantes. Outro indicador é a taxa de internações por causas respiratórias por dia nas duas semanas epidemiológicas indicadas, que é de 464,3 internações. Os dois indicadores estão em nível de alerta máximo mas com tendência de queda.

O percentual de leitos ocupados é de 88,3% no Estado. Um nível de risco considerado "alto" e com tendência decrescente. Outros dois índices acompanhados são a taxa de letalidade por Covid-19 (1,8%), tendência decrescente, e a taxa de positividade dos testes RT-PCR para o vírus (47,6%), tendência crescente.

O Ceará tem apresentado queda no número de casos e mortes em decorrência da Covid-19, tanto em Fortaleza quanto em regiões do Interior no comparativo entre as semanas epidemiológicas 16/17 (18/04/21 a 01/05/21) e 18/19. Apesar dessa queda na análise geral, segundo boletim divulgado pela Sesa nesta sexta-feira, 28, algumas regiões passam por um aumento dos casos e de óbitos provocados pela Covid-19, como o Cariri. O disparo de novas infecções chegou, durante a última semana, a ser de 58% na localidade.

O governador camilo Santana (PT) anunciou flexibilização das restrições nas regiões do Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe, que passam a ter o mesmo nível de reabertura que já havia nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral. Porém, as restrições se mantêm no Cariri, região que mais preocupa. As regiões de Fortaleza e Sobral seguem com as mesmas medidas com "alguns ajustes" que foram demandados por alguns setores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

situação de alerta covid-19 municípios risco altíssimo covid-19 fortaleza covid-19 ceará coronavírus ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar