Vacinação em Fortaleza: com 32 mil agendados em um dia, novo recorde pode ser batido
Imunização contra a Covid-19 em Fortaleza começa hoje em postos de saúde e policlínicas e segue até o domingo, 4
Com mais de 32 mil idosos acima de 65 anos agendados, Fortaleza pode bater um novo recorde de imunizações em um dia ainda nesta quinta-feira, 1º. Conquista poderá acontecer devido à vacinação em massa a partir de hoje em postos de saúde, policlínicas e outros pontos de imunização na Capital. Vacinação também segue no fim de semana, entre os dias 3 e 4. Confira aqui a lista de idosos agendados para hoje, 1º de abril (01/04).
O recorde até então foi de 16 mil aplicações em um dia, também em mutirão no feriado da Data Magna do Ceará. A partir de hoje, imunização em diversos pontos acontece devido ao recebimento de novas doses. Às 17h, Ceará recebe o maior lote de vacinas até então, com 372 mil doses a serem distribuídas entre os municípios.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Prefeitura já realizou, em feriados e fins de semana, imunizações em postos de saúde - conhecidos também como Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). É preciso estar atento para não confundir a sigla com UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde não há vacinação.
Em live nas redes sociais nesta manhã, o prefeito José Sarto (PDT) e a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, visitaram postos de saúde da Capital para verificar a situação. Em um dos postos, no São João do Tauape, 150 idosos tinham se vacinado até as 10h de hoje. Meta da unidade de saúde é vacinar cerca de 400 idosos agendados.
"Quero lembrar que, nessa Páscoa, fique em casa. O melhor remédio é a proteção e o distanciamento. Nós estamos bem pertinho de cruzar esse mal de desafios", pediu o prefeito. Os titulares reforçaram que os idosos se dirijam até os postos de saúde com apenas um acompanhante. "Isso evita aglomerações e evita expor seu acompanhante a qualquer risco de contágio. E quando for se vacinar, procure obedecer seu horário. Não vá antes nem depois", falou Sarto.
Acompanhei hoje o trabalho de vacinação no Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, e tive a honra de levar por minhas mãos essa dose de esperança à Dona Conceição Mendonça, de 68 anos. pic.twitter.com/9yaAFFARKE
— Sarto (@sartoprefeito12) April 1, 2021
Camilo decide hoje se lockdown será prorrogado ou se reabertura começa segunda
Camilo Santana (PT) segue em reunião nesta quinta-feira para definir as próximas ações na pandemia. Desde às 11h, governador do Ceará está reunido com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus para organizar as ações. A reunião, que tradicionalmente acontece nas sextas-feiras, foi antecipada em virtude do feriado desta semana.
As novas medidas, no entanto, não serão definidas necessariamente amanhã e podem ser anunciadas até o domingo, até quando o atual decreto que prorrogou lockdown em todos os municípios segue em vigor.