Idosos de 73 anos começam a ser vacinados nesta terça, 23, em Fortaleza

Serão vacinados idosos já cadastrados no sistema Saúde Digital Fortaleza. Além disso, haverá data agendada. Segundo a Prefeitura, os idosos receberão por WhatsApp as informações sobre data, horário e local da vacinação

A vacinação contra Covid-19 será ampliada hoje, em Fortaleza, para mais uma faixa de idade. Começarão a ser vacinadas pessoas de 73 anos. A vacinação de quem tem 74 anos começou ontem, 22, e seguirá em paralelo, assim como a de quem tem de 75 anos para cima.

Serão vacinados idosos já cadastrados no sistema Saúde Digital Fortaleza. Além disso, haverá data agendada. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, os idosos receberão por WhatsApp as informações sobre data, horário e local da vacinação. As informações também serão divulgadas no site Coronavírus Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Idosos de 74 anos que realizaram cadastro até o último sábado, 20, estão agendados para receber a primeira dose nesta semana. A expectativa é atender aproximadamente quatro mil idosos por dia até domingo que vem, 28. A próxima faixa etária a ser incluída é a de idosos com 72 anos. No ato da vacinação, será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de endereço.

A prioridade da segunda fase da campanha de vacinação são os idosos entre 60 e 74 anos, que devem se cadastrar no sistema e aguardar agendamento. Aqueles que estão acamados ou têm mobilidade reduzida devem indicar suas condições de saúde no ato do cadastro e receberão o imunizante em seus domicílios.

A Prefeitura de Fortaleza informa ainda que equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) estão buscando idosos que não têm acesso à Internet ou possuem dificuldades na realização do cadastro. Estes indivíduos estão recebendo as devidas orientações e direções em relação à vacinação. 

A segunda etapa da vacinação de idosos contra Covid-19 começouontem, 22, em Fortaleza, para idosos a partir de 74 anos. No Centro de Eventos, um dos quatro pontos em drive-thru da imunização na Capital, o movimento foi considerado tranquilo e sem congestionamentos.

Maria José Santos Mesquita, 74, foi uma das idosas vacinadas no drive-thru ontem. Ela recebeu nesta madrugada a confirmação do agendamento. Emocionada, comemorou a aplicação. "Eu estou muito feliz, mas só vou ficar 100% quando todo mundo for vacinado. Eu não quero só pra mim, eu quero pra todo mundo!", pediu.

Ao O POVO, alguns profissionais da saúde no local comentaram que a diminuição do fluxo de pessoas pode ter sido influenciada pela suspensão da vacinação de profissionais da saúde que não estão em contato direto com pacientes da Covid-19. A decisão, tomada na tarde do domingo, 21, determina que sejam priorizadas na vacinação pessoas idosas, a partir de 60 anos.

Desde o dia 18 de janeiro, o Ceará já recebeu mais de 1 milhão de doses. O lote mais recente desembarcou em território cearense nesse sábado, 20, com mais 182.850 doses, e segue sendo distribuído entre os municípios cearenses.

(Colaborou Érico Firmo)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus vacinação covid fortaleza vacinação ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar