O que é lockdown? Entenda as medidas mais rígidas de isolamento social

Aumento de casos de Covid-19 levou à adoção de maiores restrições; saiba quais as diferenças em relação à circulação de pessoas e funcionamento de serviços

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou na noite desta quarta-feira, 3, medidas mais rígidas de isolamento social em Fortaleza. As novas restrições devem permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais. Esse nível de isolamento, que impede a circulação de pessoas e abertura de comércios, é chamado de lockdown.

A diferença do isolamento social em quarentena para o lockdown é que, no primeiro caso, um maior número de atividades econômicas é liberado para funcionar, e o uso de espaços públicos pode ser permitido, por vezes com restrições. A ideia é que a população possa manter algum nível de circulação na cidade, enquanto trabalha-se para mitigar os efeitos que esses contatos possam ter no sistema de saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso do lockdown, a cidade é "fechada". Com a permissão de funcionamento somente para atividades essenciais, estabelecimentos como restaurantes, academias e salões de beleza não podem abrir. Neste caso, a meta é que as pessoas mantenham-se em casa exceto por motivos de extrema necessidade, a fim de reduzir a circulação do vírus.

Diferenças entre quarentena, toque de recolher e lockdown

Outra medida, que já vinha sendo adotada no Ceará nas últimas semanas, é a instituição do toque de recolher. Neste caso, são medidas similares às do lockdown: a circulação de pessoas deve ser feita somente em casos de urgência, e apenas serviços essenciais podem funcionar. No entanto, o toque de recolher possui horários determinados, enquanto o lockdown permanece válido 24 horas por dia.

MAIS SOBRE O LOCKDOWN NO CEARÁ

>> Lockdown em Fortaleza: assista ao vídeo do anúncio de Camilo Santana

>> No dia em que é anunciado lockdown em Fortaleza, Bolsonaro diz: 'No que depender de mim, nunca teremos lockdown'

>> Veja onde há lockdown no Ceará; Fortaleza é 6º município a decretar medida

>> Brasil tem novo recorde de mortes por covid: 1.910 em 24 horas

>> Lockdown em Fortaleza: oposição se divide; base apoia Camilo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown lockdown no ceará lockdown em fortaleza lockdown quarentena o que é lockdown lockdown toque de recolher lockdown coronavírus lockdown covid lockdown covid-19 coronavírus coronavírus ceará aumento casos coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar