Brasil tem novo recorde de mortes por covid: 1.910 em 24 horas

Tragédia nacional

O Brasil registrou 1.910 mortes em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde às 19 horas desta quarta-feira, 3. No total, 259.271 óbitos aconteceram desde o início da pandemia, de acordo com o órgão. O balanço diário também registrou 71.704 novos casos em 24 horas, o segundo pior registro desde o primeiro caso de covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020, elevando o número total de infecções para 10,7 milhões.

O país, de 212 milhões de habitantes, já havia registrado na terça-feira um recorde de 1.641 mortes por covid-19. A média móvel (média de casos ou mortes dos últimos 7 dias) do Brasil é de 1.331 mortes por dia, outro recorde. Desde janeiro, o país não consegue ficar abaixo da marca de mil mortes por dia, como aconteceu entre junho e agosto do ano passado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quase vinte dos 26 estados e o Distrito Federal têm mais de 80% de seus leitos ocupados em unidades de terapia intensiva (UTI), o que levou prefeitos e governadores a aumentarem as medidas de restrição ao deslocamento de pessoas e ao fechamento de algumas atividades. O Ceará decretou lockdown ontem.

A evolução da doença, que bate recordes de mortes e novos casos diários de forma recorrente, é o que podemos chamar de "história natural" da infecção, conforme explica a médica obstetra Liduina Rocha, integrante do Coletivo Rebento. A especialista pondera que não estamos conseguindo frear o caminho natural do vírus com o que é preconizado pelos cientistas.

"As políticas públicas não seguem o que a ciência propõe. O governo federal tomou os piores caminhos e não estamos enfrentando essa situação somente pelo vírus, mas pelas decisões tomadas a partir dele. Não adianta que estados e municípios ajam de forma isolada, é preciso que haja uma medida traçada nacionalmente para que tenhamos resultados efetivos", considerou. (com AFP)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia saúde Brasil recorde mortes brasil ministério da saúde covid-19 situação covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar