Novo decreto no Ceará: transporte intermunicipal terá fiscalização e medição de temperatura

Transporte intermunicipal público terá fiscalização e medição de temperatura nas saídas e chegadas. Medidas seguem por todo o Estado até o dia 28 de fevereiro.

A partir de hoje, 18, o novo decreto estadual também passa a valer com mudanças no transporte intermunicipal público. As barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades cearenses, implementadas durante o Carnaval, seguem por mais dez dias. Agora, o transporte intermunicipal público terá fiscalização e medição de temperatura nas saídas e chegadas.

A operação do serviço regular e complementar segue por todo o Estado até o dia 28 de fevereiro, data do fim das medidas - que podem ser renovadas ou não. Ainda segundo o documento, somente será permitido o deslocamento de veículos no Município de Fortaleza diante dos seguintes casos:

- por motivos de saúde, próprios e de terceiros, para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero;
- entre os domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos; 
- entre os domicílios e os locais de trabalho;
- para assistência ou cuidados de pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis;
- para participação em atos administrativos ou judiciais, quando convocados pelas autoridades competentes;
- aqueles necessários ao exercício das atividades de imprensa;
- transporte de carga;
- de pessoas domiciliadas em mais de um município do Estado, desde que devidamente comprovados ambos os domicílios;
- de comprovação documental de reserva previamente realizada ou de pagamento efetuado, até a data de publicação deste Decreto, para estadia em estabelecimentos formais de hospedagem;
- por motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Novo decreto traz medidas mais restritivas para o Estado por dez dias

 

Anunciado ontem à noite, o novo decreto estadual começa a valer a partir de hoje, 18, com exceção da suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades, válida a partir da próxima sexta, 19.

As medidas incluem restrições nos horários de funcionamento de comércios, circulação restrita em espaços públicos e toque de recolher. Durante o anúncio, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ressaltou que as decisões levaram em consideração a situação epidemiológica do Estado e a curva ascendente de contaminação.

“Em 19 de setembro do ano passado, quando a pandemia chegou ao ponto mais baixo, 49 pessoas estavam internadas em leitos de UTI do Estado, e 470 em enfermarias. Já no dia 18 de janeiro deste ano, 226 estavam em UTIs e 581 em enfermarias para atendimento de Covid-19. Mas olha como é grave, apenas um mês depois, em 17 de fevereiro nós temos hoje 652 pacientes internados em UTIs por Covid-19, um aumento de quase três vezes, enquanto 1.026 estão em enfermarias, dobrando a demanda em um mês. Então, com esse crescimento exponencial na Capital, mas também no Interior do Estado, fomos orientados por profissionais, pelos números e a partir da ciência para chegar a essas medidas mais restritivas, válidas até o dia 28 de fevereiro”, explicou.

As barreiras sanitárias de Fortaleza, instaladas para o período do Carnaval, continuam em funcionamento. Cinco hospitais de Fortaleza estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com Covid-19. A média geral de ocupação do leitos de UTI da Capital é de 89,56%.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará camilo santana toque de recolher coronavírus novo decreto ceara decreto ceara lockdown fortaleza decreto camilo santana decreto do governador novo coronavirus novo decreto governo do ceara decreto do governador camilo santana covid fortaleza camilo santana decreto camilo novo decreto camilo santana camilo santana hoje toque de recolher o que é chuvas no ceará pronunciamento camilo santana novo decreto do governador do ceará lockdown fortaleza 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar