PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Covid-19: Veja lista de profissionais da saúde que recebem segunda dose neste sábado, 13

O processo de aplicação de segunda dose em idosos não tem previsão para começar. Eles foram imunizados com vacina da Astrazeneca, que permite uma maior janela entre a aplicação da primeira e segunda doses

Leonardo Maia
23:27 | 12/02/2021
A vacinação de profissionais da saúde começou no dia 25 de janeiro no Centro de Eventos do Ceará. (Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)
A vacinação de profissionais da saúde começou no dia 25 de janeiro no Centro de Eventos do Ceará. (Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, na noite desta sexta-feira, 12, a lista de cerca de quatro mil profissionais da saúde que receberão a segunda dose da vacina neste sábado, 13, no Centro de Eventos do Ceará. Serão vacinados profissionais de unidades de referência da Capital, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), o Instituto Dr. José Frota (IJF), além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos Gonzaguinhas.

>> Confira lista completa dos vacinados por unidade de saúde, com horário, neste link

O agendamento, além de divulgado publicamente pela administração municipal, foi organizado em listas prévias nos locais de trabalho dos profissionais. A vacinação deve acontecer entre 9 e 20 horas deste sábado. A Secretária Municipal da Saúde informou ainda que não há previsão para aplicação da segunda dose em idosos. Diferente dos profissionais da saúde, imunizados com doses da Coronavac, os idosos receberam vacinas da Astrazeneca.

No total, 87.692 fortalezenses foram imunizados contra o novo coronavírus em Fortaleza. O número equivale a 46% do total de doses recebidas — parte delas está guardada para início da aplicação da segunda dose. No Ceará, 214.406 pessoas receberam o imunizante. Até a última segunda-feira, 50 municípios cearenses concluíram o processo de imunização contra a Covid-19 durante a primeira fase de vacinação no Estado

Quais são os locais disponíveis de vacinação em Fortaleza?

Os idosos a partir de 75 anos que receberam a confirmação de agendamento ou com idade a partir de 90 anos poderão se vacinar:

Shopping RioMar Kennedy
Onde: avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy
Horário: 8h às 18h;

Shopping Iguatemi
Onde: avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz
Horário: 8h às 18h;

Arena Castelão
Onde: avenida Alberto Craveiro, 2901 - Castelão
Horário: 9h às 17h;

Cuca da Barra do Ceará
Onde: avenida Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará,
Horário: 9h às 17h;

Cuca do José Walter
Onde: Rua 69, ao lado da Areninha - José Walter
Horário: 9h às 17h;

Centro de Eventos
Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Horário: 9h às 17h.

Profissionais da saúde que atuam no acolhimento de pacientes, mediante agendamento prévio realizado pelo local em que trabalham:

Centro de Eventos
Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Horário: 9h às 17h.

Para serem imunizados, os idosos acima de 90 anos devem portar comprovante de endereço e documentos pessoais.

Como é feito o cadastro para vacinação?

Via aplicativo Vacine Já (disponível para Android ou iOS), no site Vacine Já, e quem não possui acesso à internet poderá ter o cadastro realizado por parentes em qualquer posto de saúde. É importante lembrar que não há aplicação de vacinas contra a Covid-19 em postos de saúde, apenas nos locais acima citados.

A partir de agora, idosos acima de 90 anos não precisam levar comprovante de agendamento e também não precisam mais estar cadastrados na plataforma Vacine Já para serem vacinados, bastando chegar ao local de imunização com os documentos RG e CPF.

Para mudança na modalidade de vacinação, basta ligar para os telefones 3452.6979 ou 3452.6990. Ainda, os e-mails enviados para confirmação do agendamento são feitos por dois remetentes oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): [email protected] ou [email protected]

Qual a diferença entre agendamento e cadastro na vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza?

No caso dos idosos, eles realizam seu cadastro e, após esse processo, a Prefeitura recebe os dados e inicia o agendamento. São enviadas informações do agendamento para o idoso via WhatsApp ou e-mail, com data e hora que ele deve comparecer ao drive-thru ou com a data em que a equipe irá fazer a vacinação domiciliar.