17 estabelecimentos foram interditados no último fim de semana em Fortaleza

Apenas em janeiro, 22 estabelecimentos foram interditados por descumprimento de medidas sanitárias

Dezessete estabelecimentos foram interditados na Capital pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) no último fim de semana por desrespeito as decretos estadual e municipal em vigor, informou o órgão em balanço na manhã desta segunda-feira, 8.

Ao todo, de sexta-feira, 5, a domingo, 7, foram realizadas 42 ações fiscalizatórias que englobaram o cumprimento do horário de funcionamento, além de medidas sanitárias como distanciamento entre mesas e uso de álcool em gel e máscaras. As fiscalizações têm acontecido com base em dados de bairros ou regiões com maiores índices de contaminação, além de buscas ativas e denúncias da população. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante o mês de janeiro, a Agefis realizou 344 fiscalizações em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Isso resultou em 65 autuações, 60 notificações, 22 estabelecimentos interditados, além de33 atividades ou eventos encerrados pelo descumprimento dos decretos municipal e estadual.

Sancionado na terça-feira, 02, o decreto Nº 33.918 limita o horário de funcionamento de serviços não essenciais até o dia 17 de fevereiro. De segunda a sexta, os locais devem funcionar até 20h, já nos fins de semana o funcionamento fica proibido depois das 15h. Medidas como distanciamento entre mesas, uso de máscaras e de álcool em gel continuam em vigor .

"É muito importante que a população saiba que nosso objetivo não é fazer laudo de infração ou fazer uma fiscalização ostensiva, e sim trazer a população para o nosso lado, sempre com ações educativas mostrando que não podemos aglomerar", ressaltou a superintendente da Agefis, Laura Jucá.

Além de agentes da Agefis, a Guarda Municipal de Fortaleza também tem atuado nas fiscalizações nos principais corredores comerciais do Centro, verificando o início das atividades e também nos terminais de ônibus. Titular da Segurança Cidadã (Sesec), Coronel Holanda pontua que, além das denúncias, a população deve evitar locais que historicamente realizam aglomerações. "Os números estão preocupantes, vocês estão acompanhando, então são importantes essas ações. E que cada fortalezense nos ajude a manter essa situação sob controle", ponderou. 

Denúncias

 

Os cidadãos podem acionar a Agefis por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

estabelecimentos fortaleza denuncias decreto agefis prefeitura de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar