Vacinação da Covid-19 em Fortaleza: perguntas que seguem sem resposta

Muitas questões seguem em aberto porque ainda não se sabe quando novas doses de vacina estarão disponíveis no Brasil

Após a chegada do primeiro lote da Coronavac na última segunda-feira, 18, a vacinação ocorre pelos municípios do Ceará. Em Fortaleza, as primeiras doses foram aplicadas ainda na segunda-feira, no Hospital Leonardo da Vinci, no Hospital Geral de Fortaleza e no Instituto Dr. José Frota.

Para a Capital, são cerca de 40 mil pessoas vacinadas com duas aplicações da vacina Coronavac. Ainda, a primeira fase pela aprovação emergencial da vacina, serão 109 mil pessoas imunizadas no Estado. A vacina é segura e não causa doenças nem outros transtornos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os efeitos colaterais — que ocorrem apenas em uma pequena parcela das pessoas — não passam de dores no local da aplicação, que é realizada no braço, dores de cabeça e náuseas, e em todos os casos os sintomas passam em poucos dias.

Com estoque reduzido de doses e sem nenhum indicativo de quando o Brasil terá mais vacinas, ainda há muitas incertezas, sobre prazos e os próximos prazos. O POVO reúne as perguntas ainda sem respostas da vacinação.

LEIA TAMBÉM | Vacina da Covid-19 no Ceará; o que se sabe até agora sobre a vacinação no Estado

Quando chegarão novas doses?

Ainda não há previsão. A compra depende das articulações das secretarias de saúde municipais, estaduais e por parte do Ministério da Saúde. O órgão federal é que articula a compra das vacinas para o País.  

Ainda, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve autorizar a aplicação dessas doses. Até então, apenas as seis milhões de doses da Coronavac receberam pedido de uso emergencial no Brasil, autorizado pela Agência no último domingo, 17, com vacinação iniciada em seguida em São Paulo. A primeira vacinada em solo brasileiro foi a enfermeira Mônica Calazans. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e foi escolhida pelo Butantan para ser imunizada com a dose da Coronavac.

LEIA TAMBÉM | Como funciona o processo de imunização após a vacina

Quando começa o agendamento para vacinação contra a Covid-19 na Capital?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao O POVO que o agendamento para vacinação da Covid-19 só estará disponível a partir dos próximos lotes da vacina. E a chegada desses lotes, conforme dito acima, não tem data. Neste primeiro momento, como as doses recebidas não são suficientes, o foco é imunizar profissionais da saúde na linha de frente e idosos em instituições de longa de permanência. Quando o agendamento começar, ele deverá ocorrer pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já. 

Ainda, não haverá vacinação de grupos prioritários nos postos de saúde da Capital, sendo ela realizada futuramente em centros de vacinação na cidade: Cuca do Jangurussu, Cuca Mondubim, Cuca José Walter, Cuca Barra do Ceará, Centro de Eventos, Estádio Castelão, Estádio Presidente Vargas e o Ginásio Paulo Sarasate.

Quando crianças, adolescentes e gestantes poderão se vacinar?

No Brasil, ainda não há previsão para vacinação desses públicos-alvo. Isso porque a vacina da Coronavac ainda não foi testada em crianças, adolescentes e em gestantes. Dessa forma, não pode ser aplicada, por ora, nesses grupos.

LEIA TAMBÉM | Como é definido quem está sendo vacinado e o que será preciso fazer para se vacinar

Quando começa o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os idosos fora de instituições de longa permanência?

A Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS) informou que o assunto será discutido quando as novas doses chegarem à Capital. Na primeira fase de vacinação, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) acima de 60 anos, e pessoas com deficiência acima de 18 anos também institucionalizadas, seguem como os primeiros contemplados com a imunização.

Os próximos contemplados, que compõem a primeira fase da campanha, serão os idosos acima de 75 anos, considerados um dos grupos mais vulneráveis à doença. Segundo o Plano de Vacinação da Covid-19 em Fortaleza, a primeira fase de vacinação inclui trabalhadores da saúde; idosos a partir de 75 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos institucionalizados; e população indígena aldeada em terras demarcadas.

LEIA TAMBÉM | Veja como serão divididas as doses da vacina contra Covid-19 na população do Ceará

Quando outros profissionais de saúde serão vacinados?

A SMS também reafirmou que a mobilização de vacinação será discutida quando novas doses chegarem a Fortaleza. A vacinação contra a Covid-19 inclui, por ora, trabalhadores ativos na linha de frente da pandemia: unidades hospitalares Covid: Enfermaria e UTI; Samu; Unidades de Pronto Atendimento (UPA); Emergências de hospitais porta aberta; vacinadores; laboratórios de biologia molecular; centros de coleta, testagem e atendimento Covid; Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE); visitadores domiciliares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, médicos e dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF).

LEIA TAMBÉM | Trabalhador que recusar vacinação pode ser demitido por justa causa; entenda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

organização mundial da saúde pandemia vacinação ceará vacinação covid-19 vacinação fortaleza covid-19 coronavírus covid-19 covid-19 covid-19 em fortaleza fortaleza covid-19 vírus vacina imunização coronavac é segura vacinas covid brasil vacina coronavac vacinação vacina brasil cronograma de vacina sinovac calendário de vacinação vacinação covid-19 ceará vacinação covid-19 fortaleza coronavac eficacia vacina coronavac é segura plano nacional de vacinação calendário de vacinação plano nacional de imunização plano de imunização ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar