Participamos do

Não haverá vacinação da Covid-19 em postos de saúde; não adianta sair de casa para se vacinar

A imunização contra o coronavírus vai acontecer somente em oito equipamentos escolhidos pela Prefeitura, mas não é agora
12:24 | Jan. 19, 2021
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nem adianta sair de casa para procurar vacinação contra a Covid-19 nos postos de saúde de Fortaleza. A imunização vai acontecer somente em oito equipamentos escolhidos pela Prefeitura. Mas, não é agora. Além disso, quem faz parte de um dos grupos prioritários vai precisar agendar sua vacinação por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou do site Vacine Já, mas a liberação do agendamento depende da chegada de novos lotes da vacina.

De acordo com a secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Estela, a escolha por não vacinar nos postos é devido ao risco de infecção pelo coronavírus já que os locais recebem diariamente pacientes com suspeita da doença. "Levar essa população [dos grupos prioritários] aos postos seria submetê-las a um risco desnecessário”, explica.

Os locais eleitos para funcionar como centro de vacinação da Covid-19 são: Cuca do Jangurussu, Cuca Mondubim, Cuca José Walter, Cuca Barra do Ceará, Centro de Eventos, Estádio Castelão, Estádio Presidente Vargas e Ginásio Paulo Sarasate.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vacinação começou na segunda-feira, 18, em Fortaleza e, nesta primeira remessa, está sendo realizada diretamente por equipes da SMS nos locais de trabalho dos profissionais de saúde da linha de frente e nas instituições de longa permanência de idosos.

Ainda não há previsão sobre o recebimento de mais doses da vacina. O Governo Federal negocia cerca de 2 milhões de doses do imunizante AstraZeneca/Oxford, também liberada no Brasil para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apenas com a chegada de uma nova remessa de doses, será liberado o agendamento on-line para a população que está na prioridade da vacinação. 

LEIA MAIS | Castelão e Centro de Eventos serão locais de vacinação contra Covid-19 em lotes futuros

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags