Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Coronavírus: onde fazer testes gratuitos de Covid-19 no Ceará

Atualmente o Ceará conta com quatro locais de testagens gratuitas para o novo coronavírus. O POVO reuniu informações sobre cada um dos Centro de Testagens e os Drive-Thrus cearenses que estão realizando o procedimento.

Atualizada às 14 horas

O Ceará já realizou mais de 559 mil testes para o novo coronavírus, procedimento necessário para detectar a presença do vírus Sars-Cov-2 na população. Por esse motivo, a testagem no maior número de cidadãos é fundamental para o combate à Covid-19. Medidas criadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) em parceria com diversas outras entidades possibilitaram a construção de Centros de Testagem (CT), que realizam o procedimento de forma gratuita.

LEIA TAMBÉM | Multas para quem não usar máscara já podem ser aplicadas no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com uma média de 2 mil exames realizados diariamente, o Ceará tem até então quatro locais de testagens gratuitas para o novo coronavírus. Três deles estão localizados na Capital - sendo dois do sistema de Drive-Thru (DT) - e o outro é na cidade de Maracanaú, a 20 km de Fortaleza. De acordo com a Sesa, os CTs são por demanda espontânea - ou seja, basta chegar e aguardar o atendimento. Já os DTs são por agendamento, com vagas abertas semanalmente, a cada sete dias.

LEIA TAMBÉM | Porto de Fortaleza realiza testes de coronavírus com funcionários e terceirizados

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os testes permitem aos governos e profissionais da saúde terem uma dimensão real da propagação do vírus na sociedade, além do acompanhamento das cadeias de transmissão da doença. Os diagnósticos também permitem detectar pacientes assintomáticos ou aqueles que tiveram a doença e não descobriram, além de identificar a transmissão do Sars-CoV-2 através de áreas geográficas e outros parâmetros.

LEIA MAIS | Planos de saúde serão obrigados a cobrir teste sorológico, decide ANS

O POVO reuniu informações sobre cada um dos CTs e os DTs cearenses que estão realizando o procedimento no Ceará. Confira:

Praça do Ferreira

Fila em Centro de Testagem para Covid-19 na Praça do Ferreira
Fila em Centro de Testagem para Covid-19 na Praça do Ferreira (Foto: Fábio Lima/O POVO)

QUAL TESTE? RT-PCR, teste que detecta a presença do vírus no organismo humano

QUEM PODE IR? qualquer pessoa; não é necessário apresentar sintomas da Covid-19

HORÁRIO? segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas

COMO FAZER? o interessado deve ir até o local com máscara de proteção, portando documento com foto

QUANDO SAI O RESULTADO? em até cinco dias úteis, através do sistema Saúde Digital

ONDE? rua Floriano Peixoto, Centro - S/N

Instalado em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), o local já está realizando testagens desde hoje, 17. O primeiro dia de funcionamento, inclusive, registrou fila extensa de pessoas. O CT tem capacidade para realizar até 150 testes por dia e 750 por semana.

Drive-Thru do shopping RioMar Kennedy

Testes são realizados dentro do carro do paciente
Testes são realizados dentro do carro do paciente (Foto: Thiara Montefusco/Sesa)

QUAL TESTE? RT-PCR, teste que detecta a presença do vírus no organismo humano

QUEM PODE IR? pessoa com atendimento agendado através do aplicativo Ceará APP (disponível para Android ou iOS) ou pelo Sistema Saúde Digital; o teste é indicado para pessoas que estão entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas.

HORÁRIO? segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas; caso não possa comparecer no dia e horário agendados, o usuário deve cancelar a marcação para ceder a vaga a outra pessoa.

O QUE LEVAR? o interessado deve ir até o local com máscara de proteção, portando documento com foto; a testagem é realizada no carro do paciente com fim de evitar contato.

QUANDO SAI O RESULTADO? em até cinco dias úteis, através do sistema Saúde Digital

ONDE? avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy. Entrada 3, pela avenida Dr. Theberge.

Disponível desde o último dia 20 de julho, a testagem no shopping RioMar Kennedy é feita através do teste de biologia molecular. De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde (Sesa), Magda Almeida, o teste é o ideal para obter um panorama legítimo e recente da doença. O serviço também foi escolhido com o intuito de preservar a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde, além de possibilitar que a pessoa, caso esteja contaminada, já esteja isolada.

Drive-Thru do HGF

Drive-thru no HGF
Drive-thru no HGF (Foto: Divulgação)

QUAL TESTE? RT-PCR, teste que detecta a presença do vírus no organismo humano

QUEM PODE IR? pessoa com atendimento agendado através do aplicativo Ceará APP (disponível para Android ou iOS) ou pelo Sistema Saúde Digital

HORÁRIO? segunda à sábado, das 8 às 17 horas; as marcações são individuais e intransferíveis. Caso não possa comparecer no dia e horário agendados, o usuário deve cancelar a marcação para ceder a vaga a outra pessoa. 

O QUE LEVAR? o interessado deve ir até o local com máscara de proteção, portando documento com foto; a testagem é realizada no carro do paciente com fim de evitar contato.

QUANDO SAI O RESULTADO? em até cinco dias úteis, através do Sistema Saúde Digital

ONDE? rua Ávila Goularte, 900 - Papicu

Em funcionamento desde o dia 15 de junho, o serviço de testagem em drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é uma estratégia para aumentar o diagnóstico em pacientes com sintomas leves de coronavírus. Pessoas com quadros moderados ou graves precisam passar por avaliação de profissionais da saúde e podem ir a outros pontos de atendimento presencial, como o centro de triagem do HGF, UPAs 24 horas e postos de saúde.

Maracanaú

Um total de 360 testes já foram realizados no CT de Maracanaú
Um total de 360 testes já foram realizados no CT de Maracanaú (Foto: Fátima Holanda/Sesa)

QUAL TESTE? RT-PCR, teste que detecta a presença do vírus no organismo humano

QUEM PODE IR? qualquer pessoa; não é necessário apresentar sintomas da Covid-19 para realizar o exame

HORÁRIO? segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas;

O QUE LEVAR? o interessado deve ir até o local com máscara de proteção, portando documento com foto;

QUANDO SAI O RESULTADO? em até cinco dias úteis, através do Sistema Saúde Digital

ONDE? rua João de Alencar, s/n - Centro de Maracanaú

Ativo desde a última semana, o CT de Maracanaú já realizou um total de 360 testes. A diretora do Lacen, Liana Perdigão, destaca que os Centros são de extrema importância para a testagem em um maior número de pessoas. Dessa forma, é possível entender em que patamar da pandemia estamos. A expectativa é de 200 pacientes sejam atendidos por dia entre a manhã e a tarde.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar