PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Saiba quais atividades estão liberadas, reduzidas ou proibidas na fase 3, que começa nesta segunda

Nova etapa terá restrições em relação ao que estava planejado, limitando ainda alguns setores no plano de reabertura da economia na Capital

Gabriela Almeida
21:28 | 05/07/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.07.2020: Movimentação de pessoas na praia da Av. Beira mar entre os espigões da Rui Barbosa e João Cordeiro. (foto: Fabio Lima/O POVO). (Foto: FABIO LIMA)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.07.2020: Movimentação de pessoas na praia da Av. Beira mar entre os espigões da Rui Barbosa e João Cordeiro. (foto: Fabio Lima/O POVO). (Foto: FABIO LIMA)

Fortaleza entra, nesta segunda-feira, 6, na fase 3 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas do Estado. Apesar de liberar o uso de espaços públicos, como praças e calçadões, essa nova etapa deve funcionar com restrições em relação ao que estava planejado, limitando ainda algumas atividades. 

Uma das principais mudanças proporcionadas pelo avanço é que 11 dos 13 segmentos contemplados no plano de reabertura passarão a contar com 100% do trabalho presencial. Além disso, algumas atividades que estavam limitadas a funcionar com apenas 20% de sua capacidade de ocupação, como celebrações religiosas, vão funcionar com 50%.

LEIA MAIS:

Funcionando com 50% da capacidade, igrejas se adaptam para receber fieis neste domingo, 5

Retomada avança em Fortaleza, mas bares e barracas permanecem fechados

Com barracas fechadas, Praia do Futuro registra movimentação neste domingo

Restaurantes, liberados durante a fase 2 para funcionarem apenas até às 16 horas, não devem abrir a noite ainda. De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), essas restrições não estavam previstas inicialmente no plano, mas ação poderá ser repensada durante esta semana.

Confira atividades que funcionam com trabalho presencial reduzido:

- Esporte, Cultura e Lazer (40%):

Fica permitido o uso de calçadões e praças para a realização de atividades físicas, desde que elas sejam realizadas individualmente e não promovam aglomerações.

- Espaços de alimentação (50%):

Restaurantes continuam com suas atividades presenciais permitidas apenas das 9 às 16 horas, seguindo vetado a abertura desses estabelecimentos em período noturno. 

-Comércio de Higiene e Cosmético (40%):

Representantes desse ramo varejista ficam proibidos de realizarem mais do que 40% de seus trabalhos presenciais. Válido para comércio de higiene pessoal, cosmético, perfumaria e atividades desse setor em geral.

-Celebrações religiosas (50%):

Igrejas, templos e demais espaços religiosos funcionam apenas com a metade da sua capacidade de trabalho, sendo proibida aglomerações.

Atividades que terão 100% de funcionamento presencial autorizado:


- Têxteis e roupas

- Comunicação, publicidade e editoração

- Indústria e serviços de apoio

- Artigos do lar

- Cadeia agropecuária

- Cadeia moveleira

- Tecnologia da informação

- Logística e transporte (com comércio e reparação de bicicletas)

- Comércio e serviços de higiene e limpeza

- Cadeia automotiva

- Comércio de outros produtos (saneantes, livrarias, brechós, papelarias e caixões)

Permanecem com funcionamento proibido ainda:

- Bares

- Barracas de praia

- Ônibus intermunicipais (com retorno apenas no dia 10 deste mês)