PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Funcionando com 50% da capacidade, igrejas se adaptam para receber fieis neste domingo, 5

Na manhã deste domingo, O POVO circulou por algumas instituições nos bairros da Cidade e registrou o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara e álcool em gel pelos membros das igrejas

11:23 | 05/07/2020
Entrada de uma igreja do bairro Messejana tem totem de álcool em gel para fieis na entrada (Foto: Thais Mesquita / O POVO)
Entrada de uma igreja do bairro Messejana tem totem de álcool em gel para fieis na entrada (Foto: Thais Mesquita / O POVO)

O anúncio do novo Decreto de isolamento social no último sábado, 4, trouxe mudanças para o funcionamento  das igrejas na Capital. Com o avanço de Fortaleza para a Fase 3 do Plano de Retomada Econômica, as celebrações religiosas a partir de hoje, 5, contam com 50% do trabalho presencial e 50% da capacidade. Durante a Fase 2, a limitação era de 20%.

Na manhã deste domingo, O POVO circulou por algumas instituições nos bairros da Cidade e registrou o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara e álcool em gel pelos membros das igrejas. Medição de temperatura dos fieis e restrição de idade também estão entre as medidas necessárias para a retomada da capacidade de 50%.

LEIA TAMBÉM | Sem compartilhamento de bíblias e com novas medidas, saiba como as atividades religiosas devem funcionar

Em um dos templos do bairro Aerolândia, grupos de pessoas chegavam para as celebrações desta manhã. Alguns religiosos usavam máscaras, mas outros não faziam uso do equipamento - e eram orientados por membros da congregação para utilizarem o EPI no local. No ambiente, fechado, os integrantes que orientavam os fieis informaram à reportagem, sem mais detalhes, que estavam cumprindo todas as medidas do novo Decreto.

Os membros de outra igreja de Fortaleza, no bairro Passaré, usavam, inclusive, máscaras personalizadas da congregação. No entanto, a reportagem não foi autorizada a entrar no local. 

Na Igreja do Senhor Jesus, na Messejana, as cadeiras estavam separadas com distâncias de 2 metros para receber os fieis. A medição de temperatura e o totem para álcool em gel eram algumas das medidas logo vistas na entrada do templo. Também não permitiram que os membros abaixo de 15 anos e acima de 60 adentrassem no local por enquanto. A igreja, a partir desta segunda-feira, fará reuniões para definir as mudanças para a Fase 3 do Plano.

Também no bairro Messejana, a Igreja Batista Reino Fortaleza manteve um controle da quantidade de pessoas nos cultos e está realizando inscrições prévias online. Além dos totens de álcool em gel na entrada e verificação da temperatura, também há restrição na participação de idosos e pessoas com comorbidade durante o período de pandemia.

O espaço infantil da igreja está fechado e há distanciamento entre as cadeiras e sinalizações que alertam para a medida. O pastor Marcos Vilar afirmou que não haverá mudanças na instituição e que eles não irão aumentar a capacidade de pessoas nos cultos presenciais. Mesmo com o retorno, as programações virtuais também continuarão.

Clique na imagem para abrir a galeria

O novo decreto

Durante live no último sábado, o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram o novo Decreto. A partir desta segunda-feira, 6, Fortaleza passa para a 3º Fase do Plano de Retomada Econômica. Bares e barracas de praia continuam sem funcionar e restaurantes têm permissão para abrir ao público das 9h às 16 horas. A partir de amanhã, o uso de espaços públicos como praias e calçadões para atividades físicas individuais, sem aglomeração e com o uso de máscara, também está liberado.