Confira os filmes do 79º Festival de Cinema de Veneza

Cinema de Argentina, México e Irã entre os grandes convidados para o festival que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro

O Festival de Cinema de Veneza celebra o 90º aniversário de sua primeira edição, com uma série de diretores e estrelas que vão do México e Argentina ao Irã e Estados Unidos para narrar o que o diretor do festival resumiu como uma janela aberta para um mundo ferido. "Dizem que os festivais são janelas abertas para o mundo e talvez seja uma imagem da qual se abusa, mas é verdade que dessa janela somos testemunhas de coisas que não gostamos", confessou Alberto Barbera em coletiva de imprensa online, ao apresentar a lista de filmes selecionados.

Para a 79ª edição da Mostra Veneziana, que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro, 23 filmes foram selecionados para concorrer ao prestigioso Leão de Ouro, sendo 5 italianos e 5 franceses, dirigidos por renomados cineastas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diversidade na tela

Dois latino-americanos, com histórias muito diferentes, estão entre os selecionados: o aclamado e premiado mexicano Alejandro González Iñárritu, com um de seus filmes mais pessoais, "Bardo"; e o argentino Santiago Mitre, com "Argentina, 1985", sobre a histórica decisão contra as três primeiras juntas militares da ditadura (1976-1983).

Barbera, que denunciou a prisão de importantes cineastas no Irã, também convidou Jafar Panahi para a seleção oficial, que cumpre pena de seis anos de prisão por "propaganda contra o governo iraniano", da qual participará "à revelia". O cineasta concorre com "Kherst Nist" ("Ursos não existem"). "Este é o quarto filme que ele faz em condições, digamos, clandestinas", disse Barbera, referindo-se a um dos representantes da chamada nova onda iraniana, premiada e elogiada inúmeras vezes na Europa.

França e Itália, sem rivalidade

A França estará particularmente representada com "Les Enfants Des Autres" de Rebecca Zlotowski com Virginie Efira; "Um casal" de Frederick Wiseman; "Les miens", um retrato de família de Roschdy Zem; "Athena", de Romain Gavras, sobre um motim nos subúrbios; e "Saint Omer", de Alice Diop, sobre infanticídio.

A Itália também concorre com cinco filmes: "A Imensidão", de Emanuele Crialese, estrelado por Penélope Cruz; "Il signore delle formiche", de Gianni Amelio com Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Leonardo Maltese e Sara Serraiocco; "Bones and all", de Luca Guadagnino, com elenco internacional liderado por Timothee Chalamet; "Clara" de Susanna Nicchiarelli sobre a vida de Santa Clara; "Monica" de Andrea Pallaoro, estrelado pela atriz trans Trace Lysette. Fora de competição, o cineasta Paolo Virzi apresenta "Seca" com Monica Bellucci no elenco.

Também haverá um desfile de estrelas no tapete vermelho do Lido: Penélope Cruz lidera a lista, assim como a australiana Cate Blanchett, que interpreta uma maestrina de orquestra em "Tár", de Todd Field. O festival marca o retorno de Darren Aronofsky com "The whale" ("A baleia"), que é inspirado em uma peça de teatro.

A chegada da britânica Tilda Swinton deverá lançar o filme "The Eternal Daughter" de Joanna Hogg, enquanto Colin Farrell será o protagonista de "The Banshees of Inisherin" de Martin McDonagh. O filme "Blonde", de Andew Dominik, que conta a vida extravagante de Marilyn Monroe, estrelado por Ana de Armas, no papel principal, certamente chamará a atenção.

A eterna diva

O festival será aberto com o filme "White noise" de Noah Baumbach, baseado no romance do famoso escritor americano Don DeLillo. A argentina Laura Citarella e o chileno Fernando Guzzoni competirão na seção Horizontes, entre os mais inovadores do concurso, enquanto Carlos Eichelmann Kaiser, do México, competirá em "Horizontes Extra".

Com o título "Viagens", o renomado cineasta italiano Gianfranco Rosi narra as missões no exterior do papa Francisco com imagens de arquivo e até da viagem que está fazendo ao Canadá para pedir desculpas aos indígenas. Veneza também entregará o Leão da carreira à francesa Catherine Deneuve, "a eterna diva, um verdadeiro ícone da telona", como a descreveu Barbera, ao homenagear a protagonista de "Belle de jour" do espanhol Luis Buñuel, uma das obras-primas da sétima arte.

Confira, a seguir, a lista de filmes que concorrem ao Leão de Ouro na 79ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá de 31 de agosto a 10 de setembro:

- "White Noise", de Noah Baumbach (EUA)
- "Il signore delle formiche", de Gianni Amelio (Itália)
- "The Whale" ("A baleia", título em português), de Darren Aronofsky (EUA)
- "L'immensità", de Emanuele Crialese (Itália)
- "Saint Omer", de Alice Diop (França)
- "Blonde", de Andrew Dominik (EUA)
- "Tár", de Todd Field (EUA)
- "Love Life", de Kôji Fukada (Japão)
- "Shab, Dakheli, Divar", de Vahid Jalilvand (Irã)
- "Athena", de Romain Gavras (França)
- "Bones and All", de Luca Gadagnino (Itália)
- "The Eternal Daughter", de Joanna Hogg (EUA/Reino Unido)
- "Bardo", de Alejandro González Iñárritu (México)
- "The Banshees of Inisherin", de Martin McDonagh (Irlanda/EUA/Reino Unido)
- "Argentina, 1985", de Santiago Mitre (Argentina)
- "Chiara", de Susanna Nicchiarelli (Itália)
- "Monica", de Andrea Pallaoro (Itália)
- "Kherst Nist" ("Ursos não existem"), de Jafar Panahi (Irã)
- "All the Beauty and the Bloodshed", de Laura Poitras (EUA)
- "A couple" ("Um casal"), de Frederick Wiseman (França)
- "The Son", de Florian Zeller (Reino Unido)
- "Les miens", de Roschdy Zem (França)
- "Les enfants des autres", de Rebecca Zlotowski (França)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Argentina cinema Veneza Italia festival de veneza vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar