Morre Lô Borges, aos 73 anos, após duas semanas internado na UTI

Morre Lô Borges, aos 73 anos, após duas semanas internado na UTI

A morte foi confirmada, pela família do artista, nesta segunda-feira, 3 de novembro
Atualizado às Autor Vida&Arte O POVO Tipo Notícia

Morreu, aos 73 anos, o cantor e compositor Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 3, pela família do artista ao g1 Minas.

Ele estava internado há mais de duas semanas na Unidade Terapia Intensiva (UTI), em Belo Horizonte.

A causa da morte, declarada na noite deste domingo, 2, às 20h50min, foi falência múltipla de órgãos, segundo boletim divulgado pelo Hospital Unimed.

Lô foi um dos fundadores do Clube da Esquina, em parceria com Milton Nascimento. Coleciona sucessos atemporais como "Um girassol da cor do seu cabelo", "O trem azul" e "Paisagem da Janela".

Lô Borges estava internado

O cantor e compositor mineiro estava internado em Belo Horizonte desde 17 de outubro, após um quadro de intoxicação por medicamentos.

No dia 25, passou por uma traqueostomia, sendo colocado em ventilação mecânica. Na ocasião, a produção do cantor divulgou informações atestando que o quadro de saúde de Lô Borges era grave, mas estável.

Segundo boletim médico divulgado na segunda-feira, 27 de outubro, a traqueostomia foi necessária para manter o conforto do paciente.

Um novo boletim médico, divulgado na sexta-feira, 31, informou que o cantor respirava com a ajuda de aparelhos e passava por sessões de hemodiálise.

Vida

O sexto filho de uma família de 11 irmãos, Salomão Borges Filho, conhecido como Lô, nasceu no bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte.

Ainda criança se mudou para o Centro da cidade, durante uma obra na casa em que vivia. Foi aos 10 anos, nas escadas do Edifício Levy, na Avenida Amazonas, ele conheceu o vizinho Milton Nascimento.

A mesma residência foi ponto de encontro com Beto Guedes, que na época tinha 10 anos, com quem também fez amizade.

Lô Borges e o Clube da Esquina

Figura central da música brasileira, Lô Borges é um dos fundadores do lendário Clube da Esquina, movimento que revolucionou a MPB ao misturar rock, jazz, bossa nova e música latino-americana.

O grupo, formado em Belo Horizonte entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1970, reuniu nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes e Toninho Horta, entre outros.

A trajetória de Lô começou ainda jovem, quando conheceu Milton Nascimento e os irmãos Márcio e Marilton Borges, com quem criou o som que marcaria gerações.

O músico é autor de sucessos como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Paisagem da Janela” e “O Trem Azul”, canções que se tornaram referências do movimento e seguem influenciando artistas até hoje.

Pausas e retomadas

O sucesso fez com que Lô Borges desse um tempo dos palcos. O artista viveu um período em Arembepe, na Bahia. Ele voltou em 1978 e fez o álbum Via Láctea

Já em 1984, Lô Borges fez sua primeira turnê por todo o Brasil com o disco Sonho Real. Na década de 1990, uma parceria com Samuel Rosa, na música "Dois Rios", que marcou o retorno da sua popularidade.

Desde 2019, o artista tinha a tradição de lançar um álbum de músicas inéditas por ano. O último foi Céu de Giz, em agosto de 2025, uma parceria com Zeca Baleiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar