Morre Dona Jacira, mãe de Emicida e Evandro Fióti, aos 60 anos

Morre Dona Jacira, mãe de Emicida e Evandro Fióti, aos 60 anos

Escritora e artista plástica, Dona Jacira lutava há mais de duas décadas contra o lúpus. Além de Emicida e Fióti, ela deixa mais duas filhas, Katia e Katiane

Jacira Roque de Oliveira, conhecida como dona Jacira, morreu nesta segunda-feira, 28, aos 60 anos. Mãe do rapper Emicida e do empresário Evandro Fióti, Jacira estava internada em um hospital de São Paulo.

Apesar de a causa da morte não ter sido informada, ela convivia com a doença autoimune crônica lúpus e realizava sessões de hemodiálise há mais de duas décadas. Além dos dois filhos envolvidos no universo artístico, Jacira é mãe de Katia e de Katiane.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em nota enviada ao portal UOL, a família lamenta a morte da mãe. "Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afro-brasileira", escreveram.

Nascida e criada na zona norte de São Paulo, dona Jacira ficou conhecida primeiro pelo público dos filhos, e depois pelo seu próprio, se definindo como uma detentora de saberes e fazeres, como ela mesma gostava de dizer.

Protagonista de uma trajetória que incluiu maus-tratos na infância, a morte do marido e diversas dificuldades financeiras, Dona Jacira encontrou nas artes e na manualidade uma forma de seguir com a vida.

Em suas obras e escritos, revisitou suas raízes ancestrais, celebrando a cultura negra e a sabedoria popular em seus trabalhos.

Aplicou seus bordados em peças para um desfile da Lab Fantasma, marca de moda dos seus filhos, escreveu a autobiografia “Café” em 2018, além de ter lançado uma coleção de bonecas confeccionadas com retalhos descartados.

Após briga entre Emicida e irmão, Dona Jacira havia tomado partido de Fióti

Até o momento, Emicida e Fióti não se pronunciaram em suas redes sociais sobre o falecimento da mãe.

Em abril, os irmãos anunciaram publicamente o fim da parceria empresarial e artística, que terminou de maneira litigiosa. Um processo ainda corre na 2ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo, após acusações de movimentação irregular de um montante de cerca de R$ 6 milhões.

Na época, Dona Jacira se posicionou em favor de Fióti. "As hienas nos rondam, querem nossa queda. Mas não conseguirão. Fióti, sua dor é nossa dor. Quando a injustiça se instala, com todo respeito ao jurídico, as mediações de conflitos e estratégias para restabelecer a ordem é muito importante. Porém eu, dona Jacira, digo que a maldição lançada em forma de calúnia deve ser retirada", declarou ela nas redes sociais.

Desde então, dona Jacira não seguia mais o cantor Emicida nas redes sociais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar