Ivete Sangalo se emociona ao homenagear Preta Gil no Fortal 2025

Ivete Sangalo se emociona ao homenagear Preta Gil no Fortal 2025

Durante apresentação no Fortal 2025, Ivete Sangalo se emocionou ao homenagear a cantora e amiga Preta Gil, que morreu em 20 de julho

Durante apresentação no Fortal no último sábado, 26, Ivete Sangalo homenageou a cantora e amiga Preta Gil, que faleceu aos 50 anos em 20 de julho em decorrência de um câncer colorretal.

Emocionada, ela aproveitou certo momento do show para, em cima do trio elétrico, destacar a importância de Preta Gil. “Sei que você está em um lugar de luz”, disse Ivete. A cantora também interpretou “Sinais de Fogo”, sucesso de Preta.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ivete destacou o legado da amiga e sua coragem como um incentivo para cantar no Fortal mesmo em meio a tamanha dor: “Transformou a vida de muitos. Ensinou muitas pessoas e mulheres. Preta Gil veio para trazer inspiração de amor, alegria e de sabedoria. E se a sabedoria da Preta estava na sua coragem, quem sou eu para não ter coragem de estar aqui, hoje, cantando para vocês, cantando com a minha banda?”.

Ivete homenageia Preta Gil no Fortal: exemplo de inspiração

O show de Ivete no Fortal foi a primeira apresentação da cantora após o velório de Preta Gil. Aberto ao público, foi realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na última sexta-feira, 25.

Citando a filha de Gilberto Gil como exemplo de inspiração, também pontuou como Preta “sempre ressignificou as coisas e momentos para sobreviver em todos os momentos de sua vida”. Veveta ainda enfatizou no Fortal que, apesar de ter perdido a amiga, ganhou sua amizade “para a vida inteira”.

— Infos Ivete (@infosivetesng) July 27, 2025

“Preta encarou vários desafios na vida dela e não foi só essa doença. Mas ela, de cabeça erguida, não deixou nada a derrubar até seu último momento. Então, é com coragem, querendo chegar perto da coragem dessa mulher, que dedico (esse show) a ela, a vocês, a nós todos que tivemos a sorte de vivermos ao tempo que essa mulher”, acrescentou.

Preta Gil e o bloco da liberdade; LEIA na coluna de Renato Abê

Ela ainda declarou: “Ofereço a você, Pretinha, com todo o meu amor essa apresentação e todas as que vierem de todos os artistas. Sei que você está em um lugar de luz. Receba essa homenagem”.

Após o discurso, convidou a plateia a cantar “Sinais de Fogo”, grande sucesso de Preta Gil.

Ivete homenageia Preta Gil no Fortal: lembranças também em vida

Além de falar sobre Preta Gil no Fortal, Ivete Sangalo chegou a homenagear a amiga quando ela ainda estava viva em pelo menos duas oportunidades. No Show da Virada na Praia de Copacabana, em 31 de dezembro, cantou “Sinais de Fogo”.

Na época, Preta estava internada, mas publicou um vídeo com sua reação ao momento. No Carnaval deste ano em Salvador, declarou seu amor à artista enquanto puxava o trio no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

“Minha irmã, você não tem ideia da alegria que é entrar nesse Carnaval e dar de cara com você, aproveitando sua vida, porque você merece viver linda e maravilhosa. Te amo, minha Pretinha!”, disse à época.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar