Grupo Menos é Mais lidera streaming e desbanca sertanejo em 2025
Com lideranças nos últimos sete anos, em 2025, segundo ranking da Pro-Música, o sertanejo só aparece na quarta posição, sendo superado pelo hit "Coração Partido", do grupo Menos é Mais
18:54 | Jul. 11, 2025
No primeiro semestre de 2025, o gênero sertanejo perdeu espaço para o pagode nos rankings das plataformas de streaming de música.
Segundo a classificação da Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil, o primeiro lugar ficou com a música “Coração Partido”, do grupo brasiliense Menos é Mais.
Após anos figurando no pódio do ranking, em 2025, o sertanejo só apareceu em quarto lugar, com a música “Tubarões”, de Diego & Victor Hugo, sendo a mais tocada nas rádios no primeiro semestre de 2025.
Leia também: Conheça lugares em Fortaleza em que o pagode é atração principal
O segundo e o terceiro lugar ficaram, respectivamente, com “Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim”, parceria de Oruam, Zé Felipe e MC Tuto, e “Fui Mlk”, de Nilo, DJ Di Marques & MC Paiva ZS.
Além da prata e do bronze no ranking, o funk também apareceu ocupando quatro posições no Top 10.
Sucesso do sertanejo na década de 1990: relembre a história do gênero no Brasil
A superação do sertanejo pelo pagode acontece em um cenário de normalização do gênero, que já passou pelo estágio de febre popular há muito tempo no país.
O auge do pagode no Brasil aconteceu entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990, quando o ritmo conquistou as rádios, a televisão e multidões em shows por todo o país.
Com letras mais românticas e um apelo jovem, misturando elementos do samba de roda com a estética pop da época, o gênero trouxe uma nova roupagem para o samba tradicional.
Conheça a banda Menos é Mais, da música 'Coração Partido'
Resgatando essa premissa do pagode raiz, o grupo Menos é Mais surgiu em 2017, na cidade do Gama, no Distrito Federal.
Composto por Duzão (vocais), Gustavo Góes (percussão), Jorge Farias (percussão), Paulinho Félix (percussão) e Ramon Alvarenga (percussão), a banda ganhou notoriedade por regravar faixas antigas de sucesso de outros cantores.
Leia também: Thiaguinho retorna a Fortaleza com show ‘Tardezinha’ em 2025
O sucesso aconteceu com o projeto “Churrasquinho Menos é Mais”, lançado em 2019 no YouTube. O formato simples da roda de samba com amigos, cerveja e clima informal viralizou entre o público jovem do país.
Após produzirem medleys de sucessos antigos do pagode, como Exaltasamba, Belo e SPC, em 2021, o grupo lançou o “Plano Piloto”, primeiro álbum com músicas autorais.
Atualmente, o Menos é Mais lidera o topo das paradas com “Coração Partido”, versão em português de hit do cantor espanhol Alejandro Sanz.