Gerson Ipirajá expõe pinturas e objetos em Guaramiranga; gratuito
O Memorial Juarez Barroso recebe, a partir de 4 de julho e até agosto, a exposição do artista Gerson Ipirajá, com obras em pintura, madeira e cerâmica que exploram símbolos e ancestralidade
A cidade de Guaramiranga recebe, a partir do dia 4 de julho, a exposição “Gerson Ipirajá – Pinturas e Objetos”, uma mostra que reúne obras emblemáticas da trajetória do artista cearense.
A exposição acontece no Memorial Juarez Barroso e estará aberta ao público às sextas, sábados e domingos, das 17 horas às 21 horas, seguindo até o mês de agosto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A mostra traz uma panorâmica da produção recente de Gerson Ipirajá, com peças que percorrem um arco temporal que vai de 2006 a 2025, divididas em séries que revelam a evolução formal e conceitual do artista.
Leia Também| Ceramistas cearenses promovem exposição de cerâmicas em junho
Entre as obras, estão algumas que integraram a exposição “Teimosia”, realizada anteriormente no Museu da Cultura Cearense, além de objetos e pinturas que marcam a transição do artista do plano bidimensional para a tridimensionalidade, explorando madeira e cerâmica.
Os trabalhos mais recentes, especialmente os produzidos entre 2023 e 2025, revelam um aprofundamento na pesquisa visual e simbólica de Ipirajá, com fortes referências à ancestralidade afroameríndia.
Entre as séries expostas estão “Ferramentas Ancestrais” e “Entidades Totêmicas”, nas quais o artista funde elementos simbólicos e formas escultóricas, criando plataformas visuais que dialogam com rituais, mitos e estruturas de culto.
Outro destaque da exposição é a presença de algumas obras de Zé Tarcísio, pai de Pirajá, reconhecido por sua importante contribuição para a arte cearense.
39 anos de carreira de Gerson Ipirajá
A exposição comemora os 39 anos de atividade de Gerson Ipirajá, artista que iniciou sua trajetória em Aracati, na década de 1990, sob orientação de Zé Tarcísio.
Desde então, tem se destacado no circuito nacional e internacional da gravura e das artes visuais, com participação em diversos salões, bienais e trienais. Ele já recebeu prêmios em países como Romênia, Macedônia, Polônia e França. Sua obra transita entre a gravura, a pintura e o objeto escultórico, com forte presença simbólica e pesquisa voltada à ancestralidade, sincretismo e memória cultural.
A exposição tem produção de Joaquim Figueiredo, expografia e design visual assinados por Zakira, e faz parte de um projeto de circulação que também levará a mostra à cidade de Aracati.
Leia mais
Exposição “Gerson Ipirajá - Pinturas e Objetos“
- Quando: abertura na sexta-feira,4. Em cartaz até agosto, das 17 horas às 21 horas
- Onde: Memorial Juarez Barroso (Av. Vicente Soares, s/n , Centro,Guaramiranga)
- Gratuito
- Instagram: @atelie_gerson_ipiraja