Servidores da Secult-CE fazem assembleia para decidir se entram em greve

Servidores da Secult-CE fazem assembleia para decidir se entram em greve

Servidores da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) se reúnem nesta quarta-feira, 18, para possível deliberação sobre indicativo de estado de greve

Servidores da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) se reúnem em assembleia nesta quarta-feira, 18, para possível deliberação de indicativo de estado de greve. O movimento ocorre diante da tentativa de fortalecer reivindicações sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria.

A reunião é realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), localizada no Centro de Fortaleza. A Assembleia Geral Extraordinária é realizada a partir das 14 horas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A pauta inclui também a avaliação das mobilizações em torno do PCCS da Cultura no Ceará. O desejo de servidores na implantação do PCCS está relacionado ao fato da política ser um mecanismo de valorização do trabalhador.

Servidores da Cultura podem entrar em greve: a importância do PCCS

Com o PCCS, são estabelecidos critérios e caminhos para o desenvolvimento profissional dos servidores, permitindo avanço na carreira. A proposta dos trabalhadores mobilizados inclui recomposição da remuneração base e revisão das gratificações e progressões.

Além disso, solicita reconhecimento da qualificação técnica de “um corpo funcional altamente especializado - composto por servidores com formação em nível de especialização, mestrado e doutorado”.

Entenda o que está acontecendo: Servidores da Secult-CE se reúnem para decidir se entram em greve

A implantação do PCCS da Cultura está como meta no Plano Estadual de Cultura do Ceará, aprovado em 2016. O plano também previa realização de concurso e reestruturação do organograma da secretaria.

O primeiro concurso foi realizado em 2018. Desde então, servidores cobram a efetivação do plano, atravessando espera de nove anos em relação ao compromisso firmado por lei e três anos de mobilizações contínuas por parte dos profissionais.

Diante da assembleia marcada para esta quarta-feira, 18, sobre deliberação de greve dos servidores, O POVO entrou em contato com a Secult. A pasta foi questionada sobre como umapossível greve afetará os trabalhos que envolvem a secretaria, como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).

Além disso, foi demandada sobre a quantidade de servidores concursados e temporários que atualmente trabalham na Secult e qual a importância deles na promoção da Cultura no Ceará. O órgão não havia respondido aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar