O que são Bobbie Goods? Entenda febre dos livros de colorir no TikTok

O que são Bobbie Goods? Entenda febre dos livros de colorir no TikTok

Bobbie Goods, livros de colorir com desenhos de ursinho tomaram conta das redes sociais neste ano - se tornando até trend no TikTok entre adultos

Os “Bobbie Goods”, como ficaram conhecidos, tomaram conta das redes sociais e impulsionaram a venda de livros para colorir em todas as livrarias do Brasil. Eles se tratam de cadernos para colorir animais fofinhos e vêm tendo destaque principalmente entre a geração Z (nascidos de 1997 a 2010).

No TikTok, o perfil oficial “Bobbie Goods” já acumula mais de 1,3 milhão de seguidores e 23,8 milhões de curtidas. Além disso, a hashtag #BobbieGoods reúne mais de 142,6 mil publicações na mesma plataforma. Já #coloringbook - “livro de colorir” - está em mais de 700 mil conteúdos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA TAMBÉM | Bienal do Ceará: Dos 15 livros mais vendidos, 10 são escritos por mulheres

'Bobbie Goods': conheça a origem

"Bobbie Goods", nome que se popularizou para designar livros de colorir, é uma referência à marca criada pela ilustradora norte-americana Abbie "Bobbie" Goveia, que divulga seu trabalho como “um reflexo do amor pela natureza, empatia pelo próximo e uma reconfortante nostalgia”. Depois dela, outras opções similares ao projeto da artista ganharam espaço nas prateleiras.

Conforme a PublishNews, portal de notícias sobre o mercado editorial brasileiro, na semana de 24 a 30 de março, 12 dos 20 livros mais vendidos no Brasil eram obras para colorir.

Conheça as bibliotecas comunitárias de Fortaleza

Até março de 2025, foram vendidos mais de 150 mil livros de colorir no País, segundo o Nielsen Bookscan, serviço que monitora e analisa dados sobre as vendas de títulos no Brasil.

'Bobbie Goods' e a busca pelo off-line

O sucesso desse hobbie é associado a outra tendência atual: a busca pelo “offline”. A procura por atividades fora das telas é uma estratégia que vem ganhando adesão na educação das crianças em casa e nas escolas, que se adaptaram à proibição de celulares nas instituições de ensino.

Para os adultos, colorir é incentivado como uma atividade para desacelerar a rotina agitada. É o caso, por exemplo, da artesã Laura Correia, de 26 anos, que diz que utiliza os livros “para relaxar”.

“Meu primeiro livro de pintar foi ‘Jardim Encantado’, que tinha mandalas. Foi a primeira vez que pintei em traços impressos, mas antes eu já coloria desenhos que meu tio fazia”, diz a jovem sobre sua relação antiga com a pintura.

Laura compartilha que ela e sua enteada começaram a pintar por se identificarem com a atividade. “Os ‘Bobbie Goods’ eu conheci pelo TikTok, achava muito fofinho e fiquei com vontade de comprar o livrinho”, acrescenta ela, que comprou os livros após a repercussão.

Outros livros de pintar já fizeram sucesso

Apesar de os ursinhos para colorir estarem em destaque atualmente, esta não é a primeira vez que adultos saem de casa para escolher seus próprios lápis de cor e canetinhas.

Há dez anos, em 2015, o livro “Jardim Secreto", da ilustradora escocesa Johanna Basford fez história ao ganhar destaque nas livrarias entre o público “crescido”. A obra era vendida com a mesma proposta: causar relaxamento.

LEIA TAMBÉM | Histórias de jovens artesãs que têm a produção como mecanismo de vida

Segundo o Nielsen Bookscan, os livros de colorir para adultos foram responsáveis por 6,5% das vendas de exemplares e 4,65% do faturamento das livrarias no primeiro semestre de 2015.

No momento de auge desses produtos, eles representaram, entre abril e maio daquele ano, 17,34% de todas as obras vendidas no Brasil e 14,21% do faturamento total.

No caso do livro de Johanna Basford, os desenhos retratavam casas e jardins com bastante detalhamento nas plantas e objetos. Já o estilo “Bobbie Goods” traz principalmente ursinhos em ambientes simples, como casas, cafeterias e barracas de comida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar