Morre Pacífico Mascarenhas, padrinho musical de Milton Nascimento

O compositor mineiro Pacífico Mascarenhas morreu na última terça-feira, 9, aos 88 anos; ele é considero "padrinho" musical de Milton Nascimento

O compositor mineiro Pacífico Mascarenhas, conhecido como “padrinho musical” de Milton Nascimento, morreu na última terça-feira, 9, aos 88 anos. A informação foi publicada no site do Minas Tênis Clube, do qual Mascarenhas foi diretor social por 30 anos. A causa da morte do artista não foi divulgada.

Pacífico Mascarenhas foi amigo de João Gilberto e considerado um dos responsáveis pela difusão da bossa nova em Minas Gerais. Além disso, foi referência da vida social em Belo Horizonte. Ele integrou a Turma da Savassi, nos anos 1950. O grupo era formado por jovens que cantavam e faziam serenatas para garotas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Criador do conjunto instrumental Sambacana, o músico era conhecido por composições bossa-novistas. Ele foi gravado por artistas como os pianistas Luiz Eça e Cliff Korman, Nara Leão e o músico argentino Jorge Cutello. A Pacífico Mascarenhas também é atribuída a importância de ter “aberto as portas” na indústria musical a Milton Nascimento.

Pacífico e Milton Nascimento

Em seu perfil no Instagram, Milton Nascimento lamentou a morte de Pacífico Mascarenhas e destacou a importância do compositor em sua trajetória: “Muito triste com a partida do meu querido Pacífico Mascarenhas. Grande amigo, que teve incalculável importância na minha vida e carreira”.

Eles se conheceram nos anos 1960 em Belo Horizonte, onde Mascarenhas se encantou pela voz de Milton. Na época, Pacífico tinha fama em Minas Gerais e no Rio de Janeiro pela gravação do primeiro volume do “Sambacana”. O disco teve arranjos de Roberto Menescal, Eumir Deodato nos teclados e Joyce Moreno como cantora - na época, ainda iniciante.

Pacífico Mascarenhas faleceu aos 88 anos; compositor mineiro era considerado "padrinho" musical de Milton Nascimento(Foto: Reprodução/Instagarm @miltonbitucanascimento)
Foto: Reprodução/Instagarm @miltonbitucanascimento Pacífico Mascarenhas faleceu aos 88 anos; compositor mineiro era considerado "padrinho" musical de Milton Nascimento

Leia também | Milton Nascimento será homenageado pela Portela no Carnaval 2025

Foi Pacífico Mascarenhas quem levou Milton Nascimento e seu amigo Wagner Tiso ao Rio de Janeiro para gravações na Odeon Records. O “Bituca” contribuiu pela primeira vez em um disco naquela ocasião e, segundo seu “padrinho musical”, a sua “voz maravilhosa” encantou a todos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pacífico mascarenhas milton nascimento bossa nova minas gerais vida e arte música

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar