Oficina sobre moda preta autoral acontece na Caixa Cultural
A Oficina e Vivência Moda Preta Autoral acontece em novembro na Caixa Cultural de Fortaleza, com debates sobre a utilização da cultura e saberes ancestrais afro
A Caixa Cultural de Fortaleza recebe em novembro, dos dias 15 a 18, a Oficina e Vivência Moda Preta Autoral, tendo como base as experiências de Jéssica e Rodrigo Zarina, nomes à frente da marca Zarina Moda. O evento será gratuito, mediante inscrição com vagas limitadas — 20 ao todo.
Idealizado pela Zarina Moda Afro e o Quilombo da Xambá — de Olinda, Pernambuco — o projeto busca abordar a prática e reflexões sobre a moda preta decolonializada, afro-referência e afro-diaspórica. As experiências que baseiam o evento são resultado dos intercâmbios culturais dos curadores em países como África do Sul e Moçambique.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM| Programação da Caixa Cultural volta a ganhar fôlego após período de baixa
O objetivo é uma construção profissional e social de narrativas negras nessa indústria, reafirmando costumes e cultura por meio da instrumentalização e valorização dos saberes ancestrais.
Segundo Jéssica Zarina, “a moda se descreve muito além de uma roupa ou acessório”, e é por meio da linguagem corporal que ela expressa, “para além de se vestir, que possibilita a comunicação com o mundo”.
A oficina contará com intérpretes de libras. As inscrições são feitas diretamente no site da Caixa Cultural, mas segundo informativo do mesmo, ainda não foram inciadas.
Oficina e Vivência Moda Preta Autoral
Quando: 15 a 18 de novembro, às 16 horas
Onde: Caixa Cultural Fortaleza, Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema, Fortaleza
Entrada: Gratuita, mediante a inscrição a partir do site da Caixa Cultural.
Classificação indicativa: 16 anos
Acessibilidade: Intérprete de libras
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente