Oscar 2024: Filme cearense é pré-selecionado para vaga do Brasil

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou seis longas nacionais que seguem elegíveis para representar o Brasil no Oscar 2024; lista inclui filme cearense

O premiado longa cearense "Estranho Caminho" é uma das produções pré-selecionadas para concorrer a uma vaga no Oscar 2024 como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que comanda a escolha, divulgou a lista de seis filmes que seguem no processo nesta terça-feira, 5.

A obra, dirigida por Guto Parente, foi a grande vencedora do Festival de Tribeca, em Nova Iorque, em junho deste ano. A trama acompanha um jovem cineasta (Lucas Limeira) obrigado a se reaproximar do distante pai (Carlos Francisco) em meio ao avanço da pandemia de covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta segunda, 4, o filme foi anunciado na mostra competitiva de longas de ficção do Festival do Rio, que acontece em outubro.

Além de "Estranho Caminho”, de Guto Parente, continuam no processo os filmes “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

A lista inicial de produções habilitadas pela entidade para concorrerem a uma das vagas da categoria Melhor Filme Internacional contou com 28 filmes, incluindo o também cearense "Mais Pesado é o Céu", de Petrus Cariry.

Oscar 2024: representante brasileiro será anunciado em setembro

O próximo passo para definição do representante brasileiro no Oscar acontece na próxima terça-feira, 12, quando a Comissão de Seleção anunciará a produção escolhida dentre as seis que compõem a pré-lista.

A Comissão de Seleção é formada, em 2023, por Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Plínio Profeta, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Após a escolha interna e o anúncio, o filme precisará fazer campanha para conquistar uma das cinco vagas finais da categoria de Melhor Filme Internacional.

Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Oscar 2024 cinema cearense Estranho Caminho Mais Pesado é o Céu filme cearense vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar