Cearense West Reis lança EP "Trapseiro" com música inédita
"Trapseiro", novo EP do cantor cearense West Reis, já está disponível nas plataformas de streaming de músicaO cantor cearense West Reis cresceu entre dois universos distintos da música brasileira: de um lado, escutava forró porque era um dos ritmos favoritos de seu pai; de outro, suas preferências também eram incentivadas pelas da mãe, que gostava de rap, reggae e MPB. Já mais velho e depois de ganhar experiência na produção independente, decidiu unir duas tendências da indústria fonográfica atual, o trap e o piseiro, em um só gênero: o trapseiro.
Para alguns ouvintes, isso ainda pode parecer estranho, mas o artista se propõe a quebrar paradigmas e popularizar esse estilo pouco explorado no Brasil. E, agora, dá mais um passo em sua trajetória com o lançamento do EP “Trapseiro”, que está disponível nas plataformas de streaming.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Seu recente lançamento conta com três faixas: “Aquele Chá”, “Cobertor” e “Minha Vaqueira”. Esta última é uma composição inédita. “‘Minha Vaqueira’ é uma faixa que tenho desde o início. Tive a ideia e deixei guardada por bastante tempo até acontecer a parceria entre eu, Luís Lins e João Gomes (‘Mete Block Nele’). Depois disso, conseguimos colocar a ideia de ‘Minha Vaqueira’ em prática. E, por conta disso, decidi que seria a música-chave do meu EP”, afirma - em entrevista ao O POVO - sobre o processo de escolha do single.
“É o que o West Reis escuta e quis mostrar dentro dessa faixa de ‘Minha Vaqueira’. Você pode pegar todas as faixas desse EP e escutar que todas têm uma pegada diferente, uma estética diferente até mesmo na batida”, fala sobre o trabalho.
Ele envereda por um caminho novo, mas já está no mercado há seis anos. Desde a adolescência, produziu músicas como “Empreendedor”, que foi seu primeiro single. Também tem as canções “Selva” e “Isso Que É Foda”.
Ao assinar com a Carcará Records, novo selo musical da cena, já traça alguns objetivos para esse ano: “a gente vai lançar muita música de trap e correr atrás de colaborações para o trapseiro. Se Deus quiser, vão vir muitas colaborações dentro desse projeto”.
Sobre o trapseiro
Segundo West Reis, a estética do trapseiro surgiu depois de muitas pesquisas e estudos que fez no mercado. Entretanto, começou a colocar a ideia para frente após obter uma grande repercussão com o single “Mete o Block Nele”. Sua composição em parceria com Luís Lins foi regravada por João Gomes, um dos maiores nomes do piseiro, e soma um bilhão de streams.
“Eu não tinha ouvido algo parecido com o que queria entregar. Então eu mesmo produzi e aproveitei a oportunidade que o João Gomes me deu após ter gravado o hit ‘Mete o Block Nele’, que é uma composição minha e do Luís Lins”, explica.
De acordo com o cantor, o trapseiro foi pensado a partir de sua experiência pessoal, que percorre do forró ao rap. “Fiz o trapseiro pensando na minha visão dentro do mundo que estava andando no forró. Mas, na época, eu também escutava muito rap e trap. O objetivo é fazer essa junção”, afirma.
“Algumas pessoas ainda acham meio estranho, mas acredito que existem pessoas que ainda não estão prontas para o trapseiro. Esse gênero está se popularizando cada vez mais, porque aparecem cada vez mais artistas que fazem sua estética de trapseiro. Eu busco sempre trazer minha estética e minha identidade única”, opina.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente