Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Cantor e compositor baiano foi eleito por maioria absoluta e passa a ocupar a cadeira de número 20

O músico Gilberto Gil, de 79 anos, é o novo ocupante da cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que tem como patrono o médico e jornalista Joaquim Manuel de Macedo. O cantor recebeu o título de "imortal" por maioria absoluta, com 21 votos, nesta quinta-feira, 11. 

O compositor baiano concorreu com o poeta Salgado Maranhão e o autor e crítico literário Ricardo Daunt. Gil acompanhou a votação na sua casa, no Rio de Janeiro, devido às normas da própria Academia. O artista deve assumir o posto em março de 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Antes dele, o último ocupante da cadeira foi o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, falecido em maio de 2020. Na semana passada, Fernanda Montenegro foi eleita para a cadeira número 17. Outros três nomes serão escolhidos até o final do ano.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Speaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gilberto gil academia brasileira de letras abl fernanda montenegro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar