"Cara e Coragem": Globo adotará linguagem neutra em nova novela

"Cara e Coragem", escrita por Cláudia Souto, adotará o gênero neutro em algumas cenas; a novela está cotada para a faixa das 19 horas, após o fim de "Quanto Mais Vida Melhor"

Todes, elu e delu são variações ainda não tão comuns entre os brasileiros. O gênero neutro, comumente adotado por internautas e pessoas LGBTQIA+ nas relações sociais, agora estará presente na novela “Cara e Coragem”. O conteúdo, escrito por Cláudia Souto, substituirá “Quanto Mais Vida Melhor” na faixa das 19 horas da TV Globo.

A obra está prevista para lançar em maio do próximo ano. “As novelas são crônicas de sua época. Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens. Em ‘Pega Pega’, o próprio elenco propunha o uso em algumas situações e, em outras, partia do roteiro”, disse Cláudia em entrevista à "Folha de S. Paulo".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O público de novelas é apresentado todos os dias a novas gírias, sotaques e palavras. Não é diferente com o gênero neutro. Logo se darão conta de que é uma nova forma de expressão. Acho relevante que seja mostrada numa obra de tanto alcance”, explicou.

De acordo com ela, é possível que o público geral não perceba essas mudanças. Mas ressalta a importância de retratar essa variação durante os episódios da novela. Não há mais detalhes sobre em que momentos será utilizada. O enredo oficial também não foi divulgado.

Palavras sem gênero já foram utilizadas previamente em outra novela de Cláudia Souto: “Pega Pega”, que está sendo reexibida pela Rede Globo. Apesar disso, esses conteúdos em televisão aberta são raros.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte tv globo rede globo cláudia souto cara e coragem novela da globo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar