Participamos do

"A Filha Primitiva" da cearense Vanessa Passos está de graça na Amazon

A história retrata relacionamentos familiares, machismo e a invisibilidade das mulheres
15:40 | Ago. 20, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

"A Filha Primitiva", livro de Vanessa Passos, foi lançado em julho deste ano, retratando uma história de amor e ódio, violência e redenção, com protagonistas femininas. Nesta sexta (20) e sábado (21), a obra estará gratuita no site da Amazon e para os assinantes do Kindle Unlimited.

Ambientada em Fortaleza, a história apresenta uma mãe negra que esconde da filha a identidade do pai. O livro é divido em três partes: filha, mãe e avó. Com capítulos curtos, as personagens não nomeadas guiam a trama, unidas pela dor e pelo abandono, separadas pela fé, pelo ceticismo e pelos segredos que guardam.

A ideia surgiu em 2017, a partir a vontade de contar essa história de três gerações de mulheres. "Uma das questões centrais é a relação conflituosa entre essa mãe e essa filha. Essa filha que busca saber quem é o pai, que quer saber também sobre si mesma. Sobre uma busca de identidade", destaca a autora em entrevista ao O POVO.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O interessante dessa narrativa é porque entre essas perspectivas eu decidi trabalhar com três personagens que não são nominadas na narrativa, porque a própria forma do texto demonstra essa invisibilidade que as mulheres vivenciam. O silêncio que elas vivenciam a partir da própria forma", afirma. O livro conta com a participação de grandes nomes da literatura: Giovana Madalosso (apresentação), Natalia Timerman (posfácio), Eduarda Moiano (desenho) e Sérgio Ricardo (capista). 

"Vanessa Passos é uma autora que não tem medo do mergulho no engima das coisas, seu olhar atento tudo capta, os mais mínimos detalhes. E o resultado é este primeiro romance, um livro que retrata a complexa reação mãe e filha, o desamparo, o amor e o ódio que se misturam, as vozes e os silêncios que herdamos. A dor e a beleza. Um livro forte e urgente. Uma autora que chega com a maturidade de quem sabe a que veio", diz Carola Saavedra, escritora chilena, autora de "Toda terça" e "Flores azuis", entre outros livros.

"O romance de Vanessa Passos é trepidante. No seu livro, só os homens têm nome, os namorados e o pai, eles não são indigentes como a avó, a mãe e a filha; um recurso incrível que mostra já a violência pela escolha das palavras. A costura tão bem feita entre orfandade e escrita, violência e miséria, a luta social. O romance está redondo, pronto. Adorei a fluidez, a violência nas palavras, a urgência. Um livro para ganhar o mundo!", comenta Andrea Del Fuego, escritora paulista, mestre em Filosofia.

A Filha Primitiva

 

Autora: Vanessa Passos
Disponível gratuitamente na Amazon

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags