"A Filha Primitiva" da cearense Vanessa Passos está de graça na Amazon

A história retrata relacionamentos familiares, machismo e a invisibilidade das mulheres

"A Filha Primitiva", livro de Vanessa Passos, foi lançado em julho deste ano, retratando uma história de amor e ódio, violência e redenção, com protagonistas femininas. Nesta sexta (20) e sábado (21), a obra estará gratuita no site da Amazon e para os assinantes do Kindle Unlimited.

Ambientada em Fortaleza, a história apresenta uma mãe negra que esconde da filha a identidade do pai. O livro é divido em três partes: filha, mãe e avó. Com capítulos curtos, as personagens não nomeadas guiam a trama, unidas pela dor e pelo abandono, separadas pela fé, pelo ceticismo e pelos segredos que guardam.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ideia surgiu em 2017, a partir a vontade de contar essa história de três gerações de mulheres. "Uma das questões centrais é a relação conflituosa entre essa mãe e essa filha. Essa filha que busca saber quem é o pai, que quer saber também sobre si mesma. Sobre uma busca de identidade", destaca a autora em entrevista ao O POVO.

"O interessante dessa narrativa é porque entre essas perspectivas eu decidi trabalhar com três personagens que não são nominadas na narrativa, porque a própria forma do texto demonstra essa invisibilidade que as mulheres vivenciam. O silêncio que elas vivenciam a partir da própria forma", afirma. O livro conta com a participação de grandes nomes da literatura: Giovana Madalosso (apresentação), Natalia Timerman (posfácio), Eduarda Moiano (desenho) e Sérgio Ricardo (capista). 

"Vanessa Passos é uma autora que não tem medo do mergulho no engima das coisas, seu olhar atento tudo capta, os mais mínimos detalhes. E o resultado é este primeiro romance, um livro que retrata a complexa reação mãe e filha, o desamparo, o amor e o ódio que se misturam, as vozes e os silêncios que herdamos. A dor e a beleza. Um livro forte e urgente. Uma autora que chega com a maturidade de quem sabe a que veio", diz Carola Saavedra, escritora chilena, autora de "Toda terça" e "Flores azuis", entre outros livros.

"O romance de Vanessa Passos é trepidante. No seu livro, só os homens têm nome, os namorados e o pai, eles não são indigentes como a avó, a mãe e a filha; um recurso incrível que mostra já a violência pela escolha das palavras. A costura tão bem feita entre orfandade e escrita, violência e miséria, a luta social. O romance está redondo, pronto. Adorei a fluidez, a violência nas palavras, a urgência. Um livro para ganhar o mundo!", comenta Andrea Del Fuego, escritora paulista, mestre em Filosofia.

A Filha Primitiva

 

Autora: Vanessa Passos
Disponível gratuitamente na Amazon

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

A Filha primitiva literatura literatura cearense vanessa passos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar