Participamos do

Rebecca critica censura do YouTube aos clipes: "sacanagem o que estão fazendo"

Cantoras como Luisa Sonza e Pocah tiveram seus clipes censurados pelo YouTube recentemente e Rebecca teme que o mesmo aconteça com seu novo trabalho
16:18 | Ago. 06, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Rebecca se uniu a Daya Luz e Solange Almeida no clipe de "Até o Piso". Em entrevista exclusiva ao OPOVO, as cantoras falaram sobre temas abordados na música, como relacionamento abusivo, sororidade e rivalidade feminina. Na conversa, Rebecca também mencionou que teme a censura do vídeo, devido medidas que o YouTube tem tomado recentemente.

Ao comparar clipes brasileiros com internacionais, a cantora acha injusto a medida, já que há clipes estrangeiros mais explícitos e que não recebem o mesmo tipo de censura. "É uma sacanagem o que estão fazendo com a gente, especialmente o YouTube Brasil", desabafa. "A gente tem que parar de dar moral pro YouTube e ir todo mundo para o TikTok", brinca. "O funk é alegre, é sensual, vou fazer o quê? Sou bonita".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cantora cita o exemplo de Pocah, que teve o clipe de "Muito Prazer" classificado como "conteúdo adulto", mas Rebecca acredita não ter "nada demais" no vídeo. "Eu estou muito arrasada e muito triste. E assim se perde a mensagem principal que é a liberdade da mulher. Que ironia, não? É o clipe mais caro da minha carreira, trabalho lindo do qual eu estou muito orgulhosa e falo sobre o prazer feminino. Em 2021, e uma mulher não pode falar sobre seus prazeres, porque assusta. E não é com todo mundo que isso acontece. É bem seletivo", disse Pocah.

Luisa Sonza passou por duas situações como essa em 2021. O clipe de "Atenção", parceria com Pedro Sampaio, recebeu classificação de "conteúdo explícito" e os artistas afirmaram que a plataforma tinha boicotado a produção e que teriam tido o alcance do vídeo reduzido.

O segundo caso aconteceu com o clipe de "Mulher do Ano", lançado nesta quinta, 6 de agosto. Poucas horas depois da publicação, o vídeo foi removido pelo YouTube. Na produção, Luisa e Vitão, seu namorado, estão dentro de um carro e trocam beijos quentes no banco de trás. Com o bloqueio, a artista desabafou nas redes sociais dizendo que "censurar o Bolsonaro que só fala bosta ninguém faz" e que subiria o vídeo no XVideos.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags