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Artistas alertam sobre ódio na internet após morte de filho de Walkyria Santos

Luisa Sonza, Carlinhos Maia, Solange Almeida, Rebecca e Juliette são alguns dos artistas que se pronunciaram sobre comentários maldosos na internet
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A cantora Walkyria Santos perdeu o filho de 16 anos, Lucas Santos, na noite da terça, 3 de agosto. No instagram, a artista fez apelo contra comentários maldosos na web. Artistas como Luisa Sonza, Carlinhos Maia, Solange Almeida, Rebecca e Juliette se pronunciaram sobre o caso.

"Hoje, dia 3 de agosto de 2021, eu perdi meu filho, uma dor que só quem sente vai entender. E isso é sobre o último post que eu havia feito, os comentários. Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente com os amigos, e achou que as pessoas fossem achar engraçado, mas não acharam, como sempre as pessoas destilando ódio na internet. Como sempre as pessoas deixando comentários maldosos. Meu filho acabou tirando a vida. Eu estou desolada, eu estou acabada, eu estou sem chão", desabafou.

"Preciso deixar esse sinal de alerta aqui. Tenham cuidado com o que vocês falam, com o que vocês comentam. Vocês podem acabar com a vida de alguém. Hoje sou eu e a minha família que choram. Eu te amo pra sempre meu filho Lucas Santos, eu te amo", escreveu na legenda.

"Estou aqui como uma mãe pedindo para que vocês vigiem e fiquem alerta. Eu fiz o que pude. Ele já tinha mostrado sinais, eu já tinha levado a psicólogo, mas foi isso, foram só os comentários na internet, nesse TikTok nojento que fez (sic) que ele chegasse a esse ponto", afirmou. "Eu estou desolada. Que Deus conforte o coração da minha família e que vocês vigiem que a internet está doente", disse a mãe enquanto abraçava um casaco do filho.

A cantora Luisa Sonza, que recentemente se afastou das redes sociais para cuidar da saúde mental após receber ataques por conta da morte do filho do ex-marido Whindersson Nunes, se pronunciou sobre o assunto. "Pelo amor de Deus. Pelo amor de Deus, parem! Vocês são doentes. A todos que já destilaram ódio na internet, vão se tratar. O problema são vocês. Assassinos. Meu Deus do céu, Senhor. Olha a dor dessa mãe, meu Deus como isso dói. O ódio mata. Vocês matam as pessoas de tanto ódio", afirmou.

Carlinhos Maia comentou a publicação e pediu que as autoridades pudessem criar leis mais severas sobre o uso da internet para fazer comentários maldosos. "Vocês tem noção como haters são destrutivos literalmente? Tá indo longe demais meu Deus, as autoridades precisam usar todas os exemplos que temos, de vidas que se vão, para de uma vez por todas fazerem uma lei mais dura, algo severo de verdade. Olha essa mãe, senhor! Olha o sofrimento dessa mãe. E sim a culpa é de um bando de mal amados, doentes, desprezíveis que se disfarçam de 'opinião'", afirmou.

Solange Almeida prestou apoio à amiga e disse: "que essas malditas pessoas tenham consciência que não podem sair por aí falando tudo que elas pensam e acham que é certo. Cada dia mais pessoas morrem vítimas da pressão que sofrem nas redes sociais". A cantora Rebecca escreveu: "até quando vamos ter que perder vidas por conta da parte tóxica da internet? Parem! Estamos perdendo vidas importantes. Força Walkyria Santos!".

A vencedora do BBB 21, Juliette, usou o twitter para alertar os seguidores. "As pessoas precisam parar de usar a internet para machucar! Não é só um comentário, não é só uma opinião, é sobre a vida de alguém... Hoje o filho da Walkyria Santos suicidou-se por não suportar comentários maldosos na Internet. Vocês imaginam a dor de perder um filho pela irresponsabilidade/maldade de alguém? Isso é desumano! Não é machucando alguém que as suas dores vão diminuir, não é humilhando alguém que você vai ser maior, não é ganhando uma briga que você terá paz. PAREM!!! Com quem quer que seja... por favor parem!", pediu.

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Booktokers: conheça os influenciadores do TikTok que incentivam a leitura

Influenciadores de livros
19:30 | Jul. 19, 2021
Autor Clara Menezes
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Tipo Análise

"E minha amiga que é doida pelo Lula e tá casada com um bolsominion? Ele não só é bolsominion, como tem a família inteira de direita, viciada no Bolsonaro. Ela é esquerda, lulista e tem a família toda petista. Eles se conheceram em uma festa antes da pandemia e, na época, não sabiam que eram tão diferentes. Só descobriram depois, quando estavam apaixonados. Mesmo assim, decidiram se casar". É dessa maneira que começa um dos vídeos mais famosos de Patrick Torres na plataforma TikTok. A história pode até parecer uma fofoca, mas, na verdade, o estudante de medicina e também influenciador digital adaptou o enredo do clássico "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, para a realidade brasileira.

Ele tem uma dezena de outros conteúdos neste mesmo formato, que foi denominado de "fofoca literária". No total, reúne mais de dois milhões de curtidas e 220 mil seguidores em seu perfil @patzzic. Na contramão do baixo índice de leitura no Brasil, os "booktokers" ganham espaço na rede social do momento por falar sobre livros. A linguagem leve e descontraída se une à literatura para atingir, principalmente, um público jovem. Esses consumidores são diversos: gostam de romance, fantasia, ficção científica, clássicos e tudo aquilo que dialoga com o universo leitor.

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"Eu estava em casa lendo bastante, vendo alguns filmes e, às vezes, queria criar algumas coisas. Fui para o TikTok porque tem várias ferramentas interessantes para você criar vídeos. Eu criava e mandava os links só para alguns amigos íntimos para eles assistirem. Só que, numa dessas, acabou que muita gente viu e pediu para fazer mais", explica Patrick. Com um processo orgânico e sem nenhuma divulgação, seus vídeos viralizaram. Agora com um dos maiores canais "booktok" do País, ele costuma indicar grandes títulos da literatura nacional e internacional.

Para Patrick, a rede social contribui para aproximar potenciais leitores das obras. Apesar de já serem introduzidos aos clássicos nas escolas, os usuários têm uma visão mais acadêmica do conteúdo. "Estar imerso no dia a dia da internet, de certa forma, contribui para essa sacada que eu consigo ter às vezes e que outros booktokers também têm de falar ao público sobre clássicos de um jeito mais leve. A gente só ganha com isso, porque aproxima obras e leitores em potencial", afirma.

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Esse é um fenômeno que já existia em outras plataformas: blogs, YouTube, Facebook e Instagram são redes cheias de influenciadores sobre livros. Um dos grandes exemplos é Pedro Pacífico, do perfil @book.ster. Entretanto, no TikTok, a veiculação se torna ainda mais dinâmica por causa da maneira em que os conteúdos são dispostos. Os usuários também são mais jovens. "O TikTok é a rede do momento para o público a partir de 10 anos de idade, que vê as recomendações de livros nesta rede. Se você vê algum livro jovem nas listas dos mais vendidos para este público, pode ter a certeza de que veio de gente recomendando ou mostrando no TikTok. O novo 'boom' de Harry Potter no Brasil ano passado, deve-se, em parte, a isso", avalia Bruno Zolotar, diretor de marketing e vendas da Rocco.

Aproximadamente 40% dos parceiros da editora já marcam presença na rede social, que ganhou mais repercussão no ano passado. De acordo com Bruno, a internet tem papel fundamental para o incentivo à leitura. "Não consigo imaginar a indústria do livro hoje, sem o que a internet agregou, que são milhares de pessoas falando sobre livros nas mais diferentes redes e plataformas. Se o espaço na televisão e no jornal é restrito, podemos dizer que, na internet, ele é ilimitado e feito por pessoas que são apaixonadas por livro, que divulgam por amor a leitura. E isso é muito importante para que o livro continue conquistando novas gerações", pontua.

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Do Instagram para o TikTok

Busca por novos leitores
19:30 | Jul. 19, 2021
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Tipo Análise

Diferente de Patrick, Rhayssa Rada, detentora do perfil @minhaestantecolorida, tinha criado primeiro um Instagram com o objetivo de conversar com outras pessoas apaixonadas pela literatura.

"Criei para compartilhar minhas leituras e conversar sobre livros, porque eu não tinha com quem falar sobre eles. Foi algo incrível. Fiz amizades maravilhosas e sempre recebo mensagens de pessoas que, de alguma forma, eu influenciei a ler", comenta.

De acordo com ela, o público que alcançava na rede social de Mark Zuckerberg era quem já tinha alguma proximidade com obras literárias. A diversidade chegou com o TikTok e, depois, com a ferramenta "Reels" no Instagram.

"Nos dois apps o processo de criação requer bastante criatividade. No Instagram, eu tento sempre chamar a atenção para as fotos e convencer o leitor nas resenhas. No TikTok, eu sempre tento ficar ligada nas trends e inovar nos vídeos para prender a atenção das pessoas com mensagens curtas e objetivas", explica sobre a maneira que elabora os conteúdos.

Agora, ela também trata de outras temáticas que envolvem cultura pop: o universo de Harry Potter, os funkos (bonecos colecionáveis) e animes são alguns dos assuntos que gosta e compartilha.

"Na era digital parece que é ainda mais difícil prender a atenção das pessoas em um livro. Por isso a importância de chamar novos leitores. Graças aos vídeos e aos diversos leitores nas redes sociais, isso parece estar mudando", pondera.

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Literatura além dos clássicos

cartola
19:30 | Jul. 19, 2021
Autor Clara Menezes
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A influenciadora digital Jéssica Martins (@surtandonasleituras) já tinha um perfil no Instagram que estava parado há algum tempo. Foi com o Tiktok que ela reencontrou o público e agora já detém mais de 30 mil seguidores e 582 mil curtidas. Entre vídeos engraçados, trends e indicações, seu maior foco é romances eróticos.

“Nas duas plataformas, acabo tendo um público que ama vídeos curtos com dicas de livros hots e vídeos divertidos. Mas, sem dúvidas, os meus vídeos mais conhecidos são aqueles que indico livros hot para as pessoas (...). Independente da plataforma, quando termino um livro que amo, já penso: ‘Minha nossa, preciso muito indicar esse livro para os meus seguidores e eles precisam conhecer também’”.

Jess, como foi apelidada nas rede sociais, indica que seu maior objetivo é incentivar a leitura independente do gênero. “Acho muito importante as pessoas saberem que elas podem ler o que quiserem, que tem livros para vários gostos diferentes, que você não precisa se envergonhar por gostar de determinado gênero e não de outros”, defende.

Para ela, o público deve entender os benefícios que a leitura traz para a vida. “Acho que é muito importante usar a internet a nosso favor, nesse mundo tecnológico que estamos. Ao invés de indicar tal livro que amou para uma pessoa, porque não indicar para milhares?! Em algum momento, aquele livros poderão fazer a diferença na vida de pelo menos uma pessoa”.

Sua relação com os livros começou cedo e, como muitos brasileiros que hoje são leitores, lia os gibis da Turma da Mônica na infância. Durante a adolescência, parou com o hábito e só retornou depois, quando encontrou a saga Crepúsculo. “Me encontrei no gênero hot, que amo e que começo a indiar um tempo depois, em um momento de esgotamento que estava no meu antigo trabalho e que precisava, urgentemente, me distrair e ser levada para outro universo através das páginas”, recorda.

Por isso, defende que que as pessoas não devem desistir da leitura, mas persistir até encontrar um tipo que gosta. “A pessoa não deve desistir e, sim, achar um gênero que te faça falar: ‘Nossa, nunca pensei que um livro poderia ser tão bom’, pois a leitura pode transformar vidas, assim como transformou a minha. Os livros são onde me encontro. Se estou triste vou ler um livro feliz e sei que no final ficarei com o coração quentinho e aquele momento de tristeza vai amenizar”.

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Conheça "booktokers"

19:30 | Jul. 19, 2021
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Tipo Análise

Rhayssa Rada - @minhaestantecolorida
Em sua página, Rhayssa compartilha experiências com livros, sua coleção de "funkos" (bonecos colecionáveis) e dicas de como arrumar a estante.

Jess Martins - @surtandonasleituras
Um dos gêneros favoritos de Jess é o "romance hot". Além de indicações de livros que dialogam com a temática, também traz outras obras.

Tiago Valente - @otiagovalente
Um dos mais famosos "booktokers" brasileiros, Tiago Valente sugere, principalmente, livros infanto-juvenis. Ainda produz conteúdos em que relaciona as referências literárias nas músicas de artistas.

Ivana Amaral - @ivanamamaral
No formato do TikTok, Ivana publica resenhas e indicações. Há livros de suspense, romance e conteúdos cômicos sobre literatura.

Patrick - @patzzic
Patrick também é um dos mais seguidos da plataforma. Ele utiliza a linguagem leve da rede social para falar sobre os clássicos, além de trazer curiosidades históricas sobre livros e autores.

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Booktokers: conheça os influenciadores do TikTok que incentivam a leitura

Influenciadores de livros
10:00 | Jul. 17, 2021
Autor Clara Menezes
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Clara Menezes Autor
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Tipo Noticia

“E minha amiga que é doida pelo Lula e tá casada com um bolsominion? Ele não só é bolsominion, como tem a família inteira de direita, viciada no Bolsonaro. Ela é esquerda, lulista e tem a família toda petista. Eles se conheceram em uma festa antes da pandemia e, na época, não sabiam que eram tão diferentes. Só descobriram depois, quando estavam apaixonados. Mesmo assim, decidiram se casar”.

É dessa maneira que começa um dos vídeos mais famosos de Patrick Torres na plataforma TikTok. A história pode até parecer uma fofoca, mas, na verdade, o estudante de medicina e também influenciador digital adaptou o enredo do clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, para a realidade brasileira.

Ele tem uma dezena de outros conteúdos neste mesmo formato, que foi denominado de “fofoca literária”. No total, reúne mais de dois milhões de curtidas e 220 mil seguidores em seu perfil @patzzic. Na contramão do baixo índice de leitura no Brasil, os “booktokers” ganham espaço na rede social do momento por falar sobre livros.

A linguagem leve e descontraída se une à literatura para atingir, principalmente, um público jovem. Esses consumidores são diversos: gostam de romance, fantasia, ficção científica, clássicos e tudo aquilo que dialoga com o universo leitor.

“Eu estava em casa lendo bastante, vendo alguns filmes e, às vezes, queria criar algumas coisas. Fui para o Tiktok porque tem várias ferramentas interessantes para você criar vídeos. Eu criava e mandava os links só para alguns amigos íntimos para eles assistirem. Só que, numa dessas, acabou que muita gente viu e pediu para fazer mais”, explica Patrick.

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Com um processo orgânico e sem nenhuma divulgação, seus vídeos viralizaram. Agora um dos maiores canais “booktok” do País, costuma indicar grandes títulos da literatura nacional e internacional.

Para ele, a rede social contribui para aproximar potenciais leitores das obras. Apesar de já serem introduzidos aos clássicos nas escolas, os usuários têm uma visão mais acadêmica do conteúdo.

“Estar imerso no dia a dia da internet, de certa forma, contribui para essa sacada que eu consigo ter às vezes e que outros booktokers também têm de falar ao público sobre clássicos de um jeito mais leve. A gente só ganha com isso, porque aproxima obras e leitores em potencial”, afirma.

Esse é um fenômeno que já existia em outras plataformas: blogs, Youtube, Facebook e Instagram são redes cheias de influenciadores sobre livros. Um dos grandes exemplos é Pedro Pacífico, do perfil @book.ster.

Entretanto, no Tiktok, a veiculação se torna ainda mais dinâmica por causa da maneira em que os conteúdos são dispostos. Os usuários também são mais jovens.

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“O Tiktok é a rede do momento para o público a partir de 10 anos de idade, que vê as recomendações de livros nesta rede. Se você vê algum livro jovem nas listas dos mais vendidos para este público, pode ter a certeza de que veio de gente recomendando ou mostrando no Tiktok. O novo ‘boom’ de Harry Potter no Brasil ano passado, deve-se, em parte, a isso”, avalia Bruno Zolotar, diretor de marketing e vendas da Rocco.

Aproximadamente 40% dos parceiros da editora já marcam presença na rede social, que ganhou mais repercussão no ano passado. De acordo com Bruno, a internet tem papel fundamental para o incentivo à leitura.

“Não consigo imaginar a indústria do livro hoje, sem o que a internet agregou, que são milhares de pessoas falando sobre livros nas mais diferentes redes e plataformas. Se o espaço na televisão e no jornal é restrito, podemos dizer que, na internet, ele é ilimitado e feito por pessoas que são apaixonadas por livro, que divulgam por amor à leitura. E isso é muito importante para que o livro continue forte como mídia, conquistando novas gerações”, pontua.

Do Instagram para o Tiktok

Diferente de Patrick, Rhayssa Rada, detentora do perfil @minhaestantecolorida, tinha criado primeiro um Instagram com o objetivo de conversar com outras pessoas apaixonadas pela literatura.

“Criei para compartilhar minhas leituras e conversar sobre livros, porque eu não tinha com quem falar sobre eles. Foi algo incrível. Fiz amizades maravilhosas e sempre recebo mensagens de pessoas que, de alguma forma, eu influenciei a ler”, comenta.

Leia também | 10 anos do fim de Harry Potter: o que aconteceu depois da despedida nos cinemas

De acordo com ela, o público que alcançava na rede social de Mark Zuckerberg era quem já tinha alguma proximidade com obras literárias. A diversidade chegou com o TikTok e, depois, com a ferramenta “Reels” no Instagram.

“Nos dois apps o processo de criação requer bastante criatividade. No Instagram, eu tento sempre chamar a atenção para as fotos e convencer o leitor nas resenhas. No Tiktok, eu sempre tento ficar ligada nas trends e inovar nos vídeos para prender a atenção das pesssoas com mensagens curtas e objetivas”, explica sobre a maneira que elabora os conteúdos.

Agora, ela também trata de outras temáticas que envolvem cultura pop: o universo de Harry Potter, os funkos (bonecos colecionáveis) e animes são alguns dos assuntos que gosta e compartilha.

“Na era digital parece que é ainda mais difícil prender a atenção das pessoas em um livro. Por isso a importância de chamar novos leitores. Graças aos vídeos e aos diversos leitores nas redes sociais, isso parece estar mudando”, pondera.

Além dos clássicos

A influenciadora digital Jéssica Martins (@surtandonasleituras) já tinha um perfil no Instagram que estava parado há algum tempo. Foi com o TikTok que ela reencontrou o público e agora detém mais de 30 mil seguidores e 582 mil curtidas. Entre vídeos engraçados, trends e indicações, seu maior foco são os romances eróticos.

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“Nas duas plataformas, acabo tendo um público que ama vídeos curtos, com dicas de livros hots e divertidos. Mas, sem dúvidas, os meus vídeos mais conhecidos são aqueles em que indico 'livros hot' para as pessoas. Independente da plataforma, quando termino um livro que amo, já penso: ‘Minha nossa, preciso muito indicar esse livro para os meus seguidores e eles precisam conhecer também’”.

Jess, como foi apelidada, diz que seu maior objetivo é incentivar a leitura independentemente do gênero. “Acho muito importante as pessoas saberem que podem ler o que quiserem, que existem livros para vários gostos diferentes, que você não precisa se envergonhar por gostar de determinado gênero e não de outros”, defende.

Para ela, o público deve entender os benefícios que a leitura traz para a vida. “Acho que é muito importante usar a internet a nosso favor, nesse mundo tecnológico que estamos. Ao invés de indicar tal livro que amou para uma pessoa, porque não indicar para milhares? Em algum momento, aquele livros poderão fazer a diferença na vida de pelo menos uma pessoa”.

Conheça “booktokers”

Rhayssa Rada - @minhaestantecolorida
Em sua página, Rhayssa compartilha experiências com livros, sua coleção de “funkos” (bonecos colecionáveis) e dicas de como arrumar a estante.

Jess Martins - @surtandonasleituras
Um dos gêneros favoritos de Jess é o “romance hot” (eróticos). Além de indicações de livros que dialogam com a temática, também traz outras obras.

Tiago Valente - @otiagovalente
Um dos mais famosos “booktokers” brasileiros, Tiago Valente sugere, principalmente, livros infanto-juvenis. Ainda produz conteúdos em que relaciona as referências literárias nas músicas de artistas.

Ivana Amaral - @ivanamamaral
No formato do TikTok, Ivana publica resenhas e indicações. Há livros de suspense, romance e conteúdos cômicos sobre literatura.

Patrick - @patzzic
Patrick também é um dos mais seguidos da plataforma. Ele utiliza a linguagem leve da rede social para falar sobre os clássicos, além de trazer curiosidades históricas sobre livros e autores.

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