Festival Música da Ibiapaba segue com inscrições abertas até sexta, 9

Oficinas de música e acessibilidade recebem inscrições até essa sexta-feira, 9 de julho, por meio da plataforma do Mapa Cultural do Ceará

O Festival Música da Ibiapaba segue com inscrições abertas para suas oficinas até sexta-feira, 9 de julho. O evento de formação musical, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão do Mar, oferece 15 cursos distintos na área.

A 16ª edição ainda trará palestras e bate-papos de 25 a 30 de julho. Para participar da programação totalmente digital, o artista deve se inscrever por meio do Mapa Cultural do Ceará e ter idade mínima de 16 anos. Os resultados serão divulgados no próximo dia 15, nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Theatro José de Alencar promove teatro cearense em atividades virtuais

Uma das atividades formativas será “Performance Vocal”, ministrada pelo diretor musical André Vidal. Durante cinco dias, o objetivo é aperfeiçoar diversos aspectos da voz, além de abordar questões como o uso da respiração, os princípios da ressonância vocal, o trabalho dos articuladores e a adequação da técnica para a interpretação.

Os cantores e regentes são o público-alvo. Para as inscrições, um dos pré-requisitos é ter, no mínimo, quatro anos de experiência.

Leia também | Festival de circo abre inscrições para propostas de espetáculos e oficinas

Haverá também “Gestão para Bandas de Música”, com o maestro Arley França. Entre 27 e 28 de julho, ele percorrerá os princípios básicos de gestão, a sustentabilidade e as maneiras de organização de um grupo musical.

Ainda terão cursos como “Prática de Instrumentos de Sopro: Madeira”, “Prática de Instrumentos de Sopro: Metais”, “Harmonia e Improvisação”, “Cordas Populares”, “Criação Musical para Diversas Linguagens”, entre outros.

Leia também | Cearenses no Líbano: artistas urbanos são convidados para projeto cultural

Na área da acessbilidade, um dos destaques é a formação “Linguagens artísticas, pertencimento e culturas surdas”, que será ministrada por Amanda Lioli, Amanda Assis e Nayara Rodrigues entre 26 e 30 de julho.

Os encontros buscarão fomentar a criação artística em linguagens variadas, como teatro, poesia, contação de histórias e performances com o público. Tudo acontecerá de forma bilíngue, com português e Libras.

Leia também | Dragão do Mar realiza programação virtual para as férias de julho

Programação formativa

19 a 21/07
- “Formação para tradutores intérpretes ouvintes e surdos. I - Tradução de Músicas - fluência em Libras”, com Carol Fomin, Fabio Sá, Léo Castilho, Érika Motta e Anne Magalhães

19 a 23/07
- “Audiodescrição e o acesso às artes”, com Lívia Motta e Felipe Monteiro

22 a 23/07
- “Formação para tradutores intérpretes ouvintes e surdos. II - A poética da tradução - fluência em Libras”, com Naiane Olah, Livia Vilas Boas, Carol Fomin e Anne Magalhães

26 a 30/07
- “Prática de instrumentos de sopro: Metais (Trompete, trombone, bombardino, trompa e tuba)”, com Rubinho Antunes
- “Prática de instrumentos de sopro: Madeiras (clarinete, saxofone, flauta, oboé e fagote)”, com Joana Queiroz
- “Criação musical para diversas linguagens”, com Thiago Almeida
- “Performance vocal”, com André Vidal
- “Regência e metodologia do ensino de Música para bandas”, com Mônia Giardini
- “Um jogo chamado Música: escuta, improvisação, criação e pensamento musical para educadores musicais”, com Teca Alencar de Brito
- “Harmonia e improvisação”, com Nelson Faria
- “Cordas populares (violino, viola, violoncelo e contrabaixo)”, com Nicolas Krassik
- “Arranjo em música popular”, com Ferreira Júnior
- “Gestão para bandas de música”, com Arley França
- “Linguagens artísticas, pertencimento e culturas surdas”, com Coletivo Ramaria: Amanda Lioli, Amanda Assis e Nayara Rodrigues
- “Audiodescrição no contexto dos Museus e Produções Audiovisuais”, com Hélio Ziskind

27 e 28/07
- “Gestão para bandas de música”, com Arley França

Mi - Festival Música de Ibiapaba

Quando: de 25 a 30 de julho
Inscrições: até sexta-feira, 9 de julho
Onde: no site Festival Mi
Gratuito

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

festival música da ibiapaba festival de música mapa cultural do ceará festival mi oficinas musicais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar