Cearenses no Líbano: artistas urbanos são convidados para projeto cultural

O Acidum Project passará pelo Líbano, Egito e Israel, mostrando o talento artístico

O coletivo de arte urbana Acidum Project, comandado por Tereza Dequinta e Robézio Marqs, vai sair do Ceará em direção ao Oriente Médio a convite da Embaixada do Brasil em Beirute, Líbano. Completando 15 anos de atuação, a dupla inicia a viagem a partir do dia 15 de julho, passando pelo Líbano, Egito e Israel para realizar as intervenções artísticas em parceria com artistas locais e com a agência libanesa ”Art of Change". O projeto marca a ação diplomática entre Brasil e países da região.

Em Fortaleza, os trabalhos do duo já são conhecidos. Os murais que colorem a Cidade, assinados por Tereza e Robézio, dominam diferentes espaços da Cidade, como Dragão do Mar, Museu da Fotografia, pelo Mercado Central até chegar às casas no Morro Santa Terezinha. Mas a arte da dupla já ganhou espaços em outros locais, como Estados Unidos, França, Alemanha, Cabo Verde e agora marcará presença no Oriente Médio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Marisa Monte afirma que governo Bolsonaro trata artistas "como vagabundos"

A capital libanesa receberá o primeiro mural em parceria com o artista local Renoz. “Estamos empolgados para essas conexões, são locais com cenas efervescentes. O convite da embaixada demonstra o reconhecimento da arte urbana como meio e mensagem. Deixaremos um legado brasileiro de impacto visual em um local que passa igualmente a nós por um cenário pandêmico caótico. A peculiaridade da empena escolhida pro mural fica na área portuária onde ocorreu a trágica e enorme explosão em Beirute”, explica Robézio.

"Rodamos o mundo fazendo muralismo, intervenções, falas e divulgando nossa cultura, usando técnicas diversas e inspirações que se misturam e se adaptam a influências de cada local que estamos. É a nossa conexão que faz o conceito da obra. O mural de Beirute irá reverberar e trazer coisas positivas no momento da execução e por muito tempo. É sempre assim, anos depois percebemos frutos nascendo de projetos, porque a arte urbana pulsa mesmo com o passar dos anos”, comenta Tereza Dequinta.

Leia também | Cinema do Dragão realiza sessões presenciais do Cine Miau em julho

Nos últimos meses, Tereza e Robézio mostraram a potência das suas múltiplas ações culturais. Durante o isolamento rígido, passaram por um período de intensa produção, trabalhando em ateliê. O duo pretende reunir as telas em exposições ao redor do Brasil e do mundo. “Retornaremos a expor em galerias em Recife, Rio de Janeiro, Austrália, Montreal, Paris e EUA, além disso, hoje temos representação local no Ceará com a Cave Galeria”, destaca Robézio. 

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Acidum Project arte urbana mural artístico

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar