Novela Roque Santeiro estreia no Globoplay nesta segunda, 21; lembre a história

A plataforma de streaming Globoplay adicionou nesta segunda-feira, 21, a telenovela "Roque Santeiro", lançada originalmente em 1985

Considerada uma das mais populares telenovelas da Rede Globo, “Roque Santeiro” chega ao streaming Globoplay nesta segunda-feira, 21. A trama, exibida pela primeira vez em meados da década de 1980, foi criada por Dias Gomes com base em sua peça teatral “O Berço do Herói” (1965), censurada durante a ditadura militar brasileira.

A história é uma sátira à exploração da fé popular e representa um microcosmo do Brasil. Na cidade fictícia de Asa Branca, os moradores vivem com a crença nos supostos milagres de Roque Santeiro (José Wilker).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Shazam 2: novos figurinos do filme da DC são revelados

Ele era um coroinha que teria morrido como mártir por defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). Mas, anos depois, ressurge vivo sem saber de toda a adoração que havia sido criada em torno do seu nome.

Muitos se sentem ameaçados com seu retorno, como o padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus).

Leia também | "Ti Ti Ti": Isis Valverde relembra sua primeira protagonista em entrevista

Muitos têm seus motivos para não querer a volta do Roque Santeiro, principalmente aqueles que passaram a lucrar com o turismo que se criou em torno da imagem do milagreiro.

Lembre dos personagens principais:

Um jargão se consagrou durante a novela: o bordão “tô certo ou tô errado?” e o chacoalhar das pulseiras de ouro do Sinhozinho Malta são lembrados até hoje.

Leia também | Indiana Jones completa 40 anos com novo filme em produção; conheça história

Essa situação, porém, começou de um imprevisto. Em entrevista à Globo, o ator Lima Duarte lembra: “Ao gravar, eu gesticulava muito e numa cena que era quase um monólogo, eu acabei sacudindo a mão forte e interferiu na captação do áudio. Fez muito barulho das pulseiras e eu sugeri incorporar esse som. Assim, de forma despretensiosa, surgiu essa mania de sacudir as pulseiras e mostrar o ouro junto do jargão do personagem”.

“Roque Santeiro” teve 209 episódios, que foram transmitidos entre junho de 1985 e fevereiro de 1986. No elenco, estavam os atores José Wilker, Regina Duarte, Ary Fontoura, Armando Bógus, Lucinha Lins, Cláudio Cavalcante, Lídia Brondi, Lima Duarte e outros.

Leia também | Fundação Palmares retira obras do acervo e cita "dominação marxista" e sexualização infantil

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

novela telenovela roque santeiro globo globoplay dias gomes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar