Indiana Jones completa 40 anos com novo filme em produção; conheça história

A série de filmes do famoso personagem Indiana Jones completa 40 anos em 2021. A franquia, criada por George Lucas e Steven Spielberg, já tem outra obra prevista para lançamento

George Lucas e Steven Spielberg estavam de férias no Havaí para comemorar os sucessos de bilheteria de seus respectivos filmes “Star Wars: Episódio IV - Uma nova esperança” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. Eles tinham apoiado a obra um do outro durante todo o processo de produção. Inclusive, talvez a famosa franquia de “Guerra nas Estrelas” nem sequer existisse se Spielberg não tivesse incentivado Lucas a continuar.

Até então, os dois não tinham trabalhado juntos diretamente. Mas, em uma das várias conversas que tiveram durante a viagem, Steven compartilhou com o amigo que tinha interesse em dirigir um filme de James Bond. George falou sobre um roteiro que tinha escrito anos antes de “Star Wars”. Era “As Aventuras de Indiana Smith”, que, com algumas alterações, viria a se tornar “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A narrativa, de fato, se assemelhava em determinados aspectos ao famoso personagem conhecido pelo código “007”. Ele era um homem atlético e que combatia as ameaças externas. Mas as semelhanças terminam por aí.

Leia também | Reabertura dos equipamentos culturais: confira as datas e os locais

Steven Spielberg queria dirigir um dos filmes de James Bond
Steven Spielberg queria dirigir um dos filmes de James Bond (Foto: Reprodução)

Enquanto Bond era um homem sedutor, conhecedor de artes marciais e agente especial com permissão para matar, Jones não tinha o mesmo charme. Este era um pacato professor de Arqueologia, que se tornou um aventureiro não-convencional. Carregava um revólver, um chicote e um chapéu, detinha um grande conhecimento sobre civilizações antigas e era engraçado. Mas um de seus principais traços era a fobia de cobras.

Quando a parceria entre os dois grandes diretores da indústria cinematográfica foi firmada oficialmente, surgiu um novo questionamento: quem interpretaria o personagem? O mais cotado era Tom Selleck (“Contratado Para Matar”), mas ele desistiu do papel. Selleck, na época, era famoso como o protagonista da série "Magnum".

Então George Lucas acatou com a sugestão de Steven Spielberg de colocar Harrison Ford, que já tinha participado de dezenas de filmes, incluindo interpretações como o icônico Han Solo em "Star Wars".

Leia também | Documentário sobre Juliette Freire estreia neste mês no Globoplay

Harrison Ford já era conhecido por interpretar Han Solo em 'Star Wars'
Harrison Ford já era conhecido por interpretar Han Solo em 'Star Wars' (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Apesar de já ter estabelecido seu rosto como um dos protagonistas dos filmes de ficção científica, tornou-se também Indiana Jones. O ator deixou de ser apenas um mercenário nativo do planeta Corellia para virar professor de arqueologia.

Em sua estreia, "Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida" foi o maior sucesso de bilheterias do ano. Também ganhou várias categorias no Oscar de 1982, como “Melhor Edição”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som”, “Melhores Efeitos Visuais” e “Melhor Montagem de Efeitos Sonoros”.

Após isso, a narrativa se consagrou como um dos filmes mais populares do cinema mundial. Depois de “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), vieram “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) e “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008).

Leia também | Beatles: documentário do Disney+ com 6 horas de duração apresenta intimidades da banda

Todos os longas-metragens seguem uma estrutura semelhante. Sempre há, por exemplo, uma ameaça estrangeira, personificada pela figura de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, ou pela própria União Soviética na Guerra Fria. O protagonista também não é invencível e detém fragilidades que dificultam sua vitória.

A ameaça em Indiana Jones personificada em Hitler
A ameaça em Indiana Jones personificada em Hitler (Foto: Reprodução)

Futuro de Indiana Jones

Após mais de uma década, o quinto filme da saga, que ainda não teve nome divulgado, já está em processo de produção. A previsão é de que o lançamento aconteça no próximo ano. De acordo com o portal de notícias estadunidense Deadline, as filmagens de “Indiana Jones 5”, título provisório dado para a obra, começaram há algumas semanas no Reino Unido.

Pela primeira vez, Steven Spielberg não assumirá como diretor e será o produtor-executivo. Seu cargo anterior estará sob responsabilidade de James Mangold (“Logan”). O produtor Frank Marshall comentou sobre a escolha em entrevista ao jornal Collider: “Seu amor pela franquia. Ele é um cineasta maravilhoso. Acho que ele também tem um relacionamento com Harrison. Todas as peças certas se juntaram, na hora certa”.

Leia também | Cinema do Dragão reabre no dia 1º de julho com três filmes em cartaz

Detalhes sobre o enredo também não foram divulgados, mas alguns nomes foram confirmados no elenco. Estarão presentes Mads Mikkelsen (“Druk”), Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”), Boyd Holbrook (“Logan”), Shaunette Renée Wilson (“Pantera Negra”) e Thomas Kretschmann (“O Pianista”).

Aos 78 anos, Harrison Ford também retorna para interpretar seu personagem icônico. Fotos dele nos bastidores com os típicos trajes de Indiana Jones foram disponibilizadas na internet.

Referências a Star Wars

Star Wars e Indiana Jones foram criados pela mesma pessoa: George Lucas. O cineasta, proprietário da Lucasfilm, foi o responsável por duas das franquias mais populares do cinema mundial.

Leia também | Itaú Cultural Play: streaming brasileiro com visibilidade feminina, indígena, negra e LGBTQIA+

As histórias, porém, são extremamente diferentes. Em “Guerra nas Estrelas”, tudo acontece em um cenário com diferentes planetas. Já “Indiana Jones” mostra as aventuras de um homem que não tem poderes na Terra.

As narrativas não se misturam, mas George Lucas colocou várias referências de “Star Wars” durante as aventuras do professor de arqueologia. Confira:

Onde assistir

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida
Na década de 1930, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que provavelmente conteria os Dez Mandamentos entregues de Jesus a Moisés. O problema é que o aventureiro terá como principal adversário o nazista Adolf Hitler. No elenco, estão Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, John Rhy-Davis e Denholm Elliott.
Onde: na Netflix e no Telecine Play

Indiana Jones e o Templo da Perdição
Em sua nova missão, o aventureiro Indiana Jones precisa resgatar pedras preciosas que foram roubadas por um feiticeiro e encontrar crianças que estão sendo escravizadas por ele. Com isso, enfrentará várias aventuras que envolvem poderes mágicos e um culto que sacrifica humanos. Além de Harrison Ford, participam do elenco Kate Capshaw, Jonathan Ke Quan, Amrish Puri e Roshan Seth.
Onde: no Telecine Play

Indiana Jones e a Grande Cruzada
Indiana Jones descobre um envelope com informações sobre a localização do Santo Graal, que seria o cálice que Jesus utilizou na Última Ceia. Ele parece ter a situação em controle, mas seu pai, o professor Henry Jones, é sequestrado pelos nazistas. Com isso, o arqueólogo embarca em uma aventura para salvar sua família e impedir que o objeto sagrado chegue nas pessoas erradas. No elenco, estão Harrison Ford, Sean Connery, John Rhys-Davies, Denholm Elliott e Alison Doody.
Onde: no Telecine Play e no Now

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Quando Indiana Jones retorna à Universidade Marshall, descobre que se tornou um alvo suspeito por causa de suas missões recentes. Por isso, o governo pressiona que a instituição o demita. No caminho para sair da cidade, o aventureiro conhece um jovem que lhe promete a caveira de cristal de Akator caso cumpra com uma proposta. A obra conta com Harrison Ford, Shia LaBeouf, Karen Allen, Cate Blanchett, John Hurt e Ray Winstone no elenco.
Onde: na Netlfix, no Telecine Play e no Now

Confira também


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

indiana jones george lucas steven spielberg harrison ford franquia filmes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar