Curta brasileiro é selecionado para mostra no Festival de Cannes

O curta-metragem "Cantareira", do cineasta Rodrigo Ribeyro, estará presente na mostra "Cinéfondation" do Festival de Cannes

Um curta-metragem brasileiro foi selecionado para a mostra “Cinéfondation”, do Festival de Cannes. “Cantareira”, do cineasta Rodrigo Ribeyro, estará na seleção destinada exclusivamente aos novos diretores do cinema que ainda são estudantes.

O filme, produzido como o trabalho de conclusão de curso para a Academia Internacional de Cinema de São Paulo, é resultado do processo de reflexão do profissional sobre a própria vida pessoal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Documentário do Globoplay aborda memórias do humorista Bussunda

O enredo acompanha a trajetória de Bento e Sylvio, que são, respectivamente, neto e avô. Os dois mantêm raízes na Serra da Cantareira, em São Paulo, mas estão em momentos diferentes.

O jovem vive na capital paulista e se sente solitário na cidade mais populosa do Brasil. Já o idoso está preocupado com a situação do lugar em que vive, que foi submetido aos “avanços” do capitalismo e perdeu vários de seus aspectos naturais.

Leia também | Ator de dorama, Park Seo-joon deve entrar para elenco de Capitã Marvel

'Cantareira', de Rodrigo Ribeyro, mostra diferentes gerações da Serra da Cantareira
'Cantareira', de Rodrigo Ribeyro, mostra diferentes gerações da Serra da Cantareira (Foto: Divulgação)

Neste paradoxo entre a metrópole e a natureza, o curta propõe reflexões sobre a realidade brasileira e as rápidas transformações causadas pela ideia do desenvolvimento econômico.

“O filme acompanha uma mudança que hoje acontece na Serra da Cantareira. Há um impacto econômico, ambiental e social que tem seus prós e contras, suas ambiguidades. Por conta disso, há vários aspectos documentais como, por exemplo, a locação da cena final, a Pedreira do Dib, que neste momento está sendo fortemente descaracterizada", diz o realizador em nota à imprensa.

Leia também | Elize Matsunaga: história do crime contra marido vira série da Netflix

A obra conta com fotografia de Dani Drummond e arte de Gabriela Taiara. Conteúdo estará presente na mostra entre os dias 6 e 17 de julho, quando acontece o Festival de Cannes deste ano.

Outros brasileiros também marcarão presença durante um dos maiores eventos do cinema mundial. Entre eles, está o documentário "O Marinheiro das Montanhas", do cearense Karim Ainouz.

Leia também | Cinemas reabrem em Fortaleza; veja os filmes em cartaz durante a semana

O longa registra a primeira viagem do diretor à Argélia, que é o país onde seu pai nasceu. A narrativa revela a história de seus pais, os conflitos no país, além das memórias da infância em Fortaleza.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cantareira rodrigo ribeyro festival de cannes cinéfondation cinema cinema brasileiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar