Franquia de filmes "Missão: Impossível" completa 25 anos; saiba onde assistir

A saga de "Missão: Impossível", que já tem previsão para lançar o oitavo filme, consagrou Tom Cruise como um dos mais populares atores de ação de Hollywood

Há quase meio século, quando a Guerra Fria ainda estava em curso entre os Estados Unidos e a União Soviética, uma série de televisão decidiu aproveitar o imaginário da época para construir sua narrativa. Era “Missão: Impossível” (1966 - 1973), que acompanhava as aventuras de Jim Phelps (Peter Graves), o líder de uma agência governamental ultra-secreta. A “Impossible Missions Force” (IMF) ainda tinha outros funcionários de destaque, que nunca tinham seus passados revelados para manter a aura de mistério.

As histórias dos episódios se assemelham à fórmula que Hollywood utiliza há décadas e que ainda funciona: os agentes investigam um problema, enfrentam adversidades e capturam os vilões. Os antagonistas eram sempre internacionais: em sua grande maioria, soviéticos e asiáticos. Foi somente quando as temporadas já estavam chegando no fim que adotaram oponentes do próprio país.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | "Todo Mundo Odeia o Chris" deve ganhar reboot de animação

A obra tinha todos os elementos para se consagrar em território estadunidense. Mas ela extrapolou os limites daquele país e ganhou sucesso também no Brasil. Foi exibida em algumas emissoras do período e mantinha um alto nível de audiência.

A série 'Missão: Impossível' se tornou famosa durante a década de 1960
Foto: D.R.
A série 'Missão: Impossível' se tornou famosa durante a década de 1960

Quase 20 anos depois da série chegar ao fim, a história seria adaptada novamente. A partir de 1996, tornou-se uma franquia de filmes que levava o mesmo nome da série. Mas vários aspectos foram mudados para se adequar à realidade do final da década de 1990.

Leia também | Spike Lee presidirá júri do festival de Cannes em 2021; evento acontece de 6 a 17 de julho

No enredo, Ethan Hunt (Tom Cruise) cai em uma emboscada durante uma missão de rotina em Praga, na República Tcheca. Seus colegas são mortos e apenas dois sobreviveram. O agente, então, vira o principal suspeito de traição. Para provar a inocência, ele precisa encontrar o verdadeiro inimigo.

Primeiro filme de "Missão: Impossível" estreou em 1996, com Tom Cruise no papel principal
Foto: Divulgação
Primeiro filme de "Missão: Impossível" estreou em 1996, com Tom Cruise no papel principal

A partir da estreia, que foi um sucesso da época, Tom Cruise começa a se consagrar como um dos mais populares nomes de filmes de ação de Hollywood. O ator já tinha uma carreira sólida: havia trabalhado, por exemplo, com grandes diretores da indústria cinematográfica, como Francis Ford Coppola em “Vidas Sem Rumo” (1983) e Martin Scorsese em “A Cor do Dinheiro” (1986).

Leia também | Veja fotos e vídeos inéditos do live-action "Cruella", a vilã "101 Dálmatas"

Quando estrelou no primeiro longa-metragem de “Missão: Impossível”, dirigido por Brian DePalma, ainda era majoritariamente reconhecido por atuar em longas-metragens de romance. Foi depois da estreia na franquia que ganhou mais papéis que enveredam pelos gêneros de suspense, policial e até ficção científica.

Durante os anos seguintes, vieram outros cinco filmes: “Missão: Impossível 2” (2000), de John Woo; “Missão: Impossível 3” (2006), de J. J. Adahms; “Missão: Impossível - Protocolo Fantasma” (2011), de Brad Bird; além de “Missão: Impossível - Nação Secreta” (2015), e “Missão: Impossível - Efeito Fallout” (2018), de Christopher McQuarrie.

Leia também | Trailer final de "Falcão e o Soldado Invernal" homenageia Capitão América; confira

Rumo da franquia

A série de obras já conta com seis continuações e não parece estar próxima de terminar. Em janeiro de 2019, houve o anúncio do sétimo e do oitavo longas-metragens. Após adiamento por causa das medidas de restrição da pandemia, as datas de lançamento estão previstas para novembro de 2021 e novembro de 2022.

Estes servirão para uma mesma história. Enquanto as produções passadas ocorrem em períodos diferentes da vida do protagonista, Ethan Hunt, as duas próximas terão a mesma narrativa.

Leia também | Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados à premiação

Nestas sequências, Christopher McQuarrie retorna como diretor. No elenco, estarão Hayley Atwell, Pom Klementieff, Shea Whigham, Vanessa Kirby e Esai Morales. Todos os atores voltam como personagens que já interpretaram anteriormente.

O enredo oficial ainda não foi divulgado, mas o cineasta costuma postar fotos dos atores em sua conta oficial no Instagram. Na imagem mais recente, parabenizou Vanessa Kirby pela indicação ao Oscar de “Melhor Atriz” por “Pieces of a Woman” (2020). “Os mais sinceros parabéns de toda sua família 'Missão: Impossível' pela sua nomincação no Oscar”, escreveu.

Leia também | Oscar 2021: "Mank" lidera em número de indicações; confira lista completa

Onde assistir

Missão: Impossível - temporadas 1 a 4 (1966)
Jim Phelps trabalha disfarçado por ser líder da agência secreta, Impossible Missions Force (IMF). Com várias pessoas na equipe, ele escolhe seu time de acordo com as missões que vai realizar. Todos, porém, precisarão manter as ações em segredo.
Onde: Oldflix

Missão: Impossível (1996)
Após vários agentes morrerem em uma emboscada em praga, na República Checa, Ethan Hunt se torna o principal suspeito. Por causa disso, ele foge e tenta provar sua inocência ao encontrar o verdadeiro inimigo.
Onde: Netflix e Amazon Prime Video

Leia também | Produção de documentários ganha mercado durante a pandemia

Missão: Impossível 2 (2000)
O agente recebe a missão de combater Sean Ambrose (Dougray Scott), que coloca suas mãos em um vírus extremamente fatal. O plano do vilão é vendê-lo para uma empresa de remédios. Thandie Newton e Anthony Hopkins também estão no elenco.
Onde: Netflix e Amazon Prime Video

Missão: Impossível 3 (2006)
No dia de sua festa de noivado, Ethan descobre que sua parceira de trabalho, Lindsey (Keri Russell) foi sequestrada por traficantes. Ele volta à ativa, mas a noiva, Julia (Michelle Monaghan), desconhece seu verdadeiro trabalho.
Onde: Netflix e Amazon Prime Video

Leia também | Produção de documentários ganha mercado durante a pandemia

Missão: Impossível - Operação Fantasma (2011)
Ethan Hunt e sua equipe são responsabilizados por um atentado terrorista. Com isso, o presidente dos Estados Unidos começa o “Protocolo Fantasma” e fecha a IMF. Sem apoio governamental, os agentes precisarão limpar o nome da organização. Neste mesmo período, encontram-se na iminência de uma guerra nuclear.
Onde: Netflix e Amazon Prime Video

Missão: Impossível - Nação Secreta (2015)
“Sindicato” é um grupo terrorista de agentes espiões de vários países. Apesar de conhecerem o nome, os profissionais acreditam que a associação não é real. Ao ter provas de sua existência, Ethan tentará pará-los.
Onde: Netflix e Amazon Prime Video

Leia também | "É redutor classificar 'O Charlatão' como um 'filme político'", adianta a diretora Agnieszka Holland

Missão: Impossível - Fallout (2018)
Para mais uma missão, Hunt se une ao agente especial da CIA, August Walker (Henry Cavill). Durante os trabalhos, o agente percebe que vários conhecidos são movidos por interesses duvidosos. Este foi o último filme lançado da saga.
Onde: Netflix e Vid+

Acompanhe ainda

Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

missão impossível tom cruise hollywood franquia de filmes christopher mcquarrie

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar