Participamos do

Com relatos de fãs, confira lista de séries que completam 10 anos em 2020

Há 10 anos, programas de televisão que são famosos até os dias atuais ganharam destaque entre admiradores de diversos lugares do mundo
15:31 | Jun. 18, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

É quase impossível uma série fazer sucesso sem o esforço de seus fãs. Para além dos recursos de filmagem, divulgação e enredo, os admiradores da história são os que mobilizam pessoas, dão audiência e geram interação. São eles as peças fundamentais para construir o caminho entre ficção e realidade, atores e personagens, afetos e amizades.

Em 2010, o consumo de programas de televisão era diferente. A primeira plataforma de streaming do mundo, Netflix, começava a ser utilizada em países como Estados Unidos e Canadá. No Brasil, esse novo formato chegaria um ano depois de seu lançamento oficial no exterior. Nesse mesmo contexto, surgiram séries como Sherlock, The Walking Dead, Pretty Little Liars, Hora da Aventura e Downton Abbey, que fazem sucesso até hoje.

Leia também | Com "Mamma Mia" e "Dark", confira as estreias dos serviços de streaming para o fim de junho

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mas o que estreou há uma década ainda é marcante para milhares de fãs. Esse é o caso de Rafael Façanha, que há 10 anos decidiu criar o site Walking Dead Brasil para se manter informado e passar o tempo na lan house que tinha. “O site foi crescendo de maneira super orgânica. Outros fãs, que acabaram virando grandes amigos, foram entrando para equipe. O site foi se profissionalizando, começamos a entrevistar membros do elenco e hoje somos uma das principais fontes do universo The Walking Dead no mundo”, afirma.

Sua ligação com a história transformou o rumo de sua trajetória. Atualmente, também é criador de conteúdo em outros portais de cultura pop. “Eu não vejo mais a minha vida longe das redes sociais e do universo de séries e filmes”, diz. Foi por meio do portal que participou de eventos internacionais, ganhou novos amigos e conheceu diversos atores.

Leia também | Confira lista de 10 seriados marcantes dos anos 1990 para ver em streaming

“Sempre fui bastante fã de filmes de suspense e terror. Sem dúvidas, é o meu gênero favorito. Então quando eu fiquei sabendo que teríamos uma série de TV de zumbis... foi paixão à primeira vista”, lembra Rafael Façanha. Ele percebe que, mesmo com o passar do tempo, o público de The Walking Dead é fiel. É possível identificar o fenômeno na própria história: com 10 temporadas, a confirmação da 11ª foi anunciada ainda em 2019.

Para o fã, o êxito do seriado pós-apocalíptico tem relação com o pioneirismo no gênero de zumbis. Além disso, os quadrinhos que inspiraram o enredo também contribuíram para uma base sólida desde o início. “No avanço da série a gente vai descobrindo que os zumbis são apenas o plano de fundo e que o foco são mesmo os humanos. Como eles lidam com a queda da sociedade, das leis, dos valores e, a partir disso, precisam reconstruir algo em meio ao medo e ao caos”, considera.

Leia também | Conheça as séries e documentários exclusivos do O POVO+

Vitória Queiroz, 18, teve outra paixão: Pretty Little Liars, comumente chamada de “PLL”. Um dia, quando era adolescente e estava de férias da escola, começou a série. “Eu me apaixonei por PLL por que ela te cativa mais e mais a cada episódio e sempre faz você querer saber o que vai acontecer depois, principalmente para descobrir quem é a famosa ‘A’”, explica.

Pretty Little Liars conta com sete temporadas
Pretty Little Liars conta com sete temporadas (Foto: Divulgação/ Freeform)

Criadora da página “Little Liars On”, a jovem coleciona mais de 500 mil curtidas no Facebook, além de 100 mil seguidores no Instagram. Quando criou o perfil, a série já estava na sua sexta temporada, mas ela não pretendia fazer sucesso. Dois dias depois, tinha mais de três mil pessoas na página. “PLL marcou a vida de muita gente e sempre estará em nossos corações. Os ‘little liars’ (fãs) estão em peso principalmente nas redes sociais. Estão nos fã clubes para subir hashtags no Twitter, fazer memes e acompanhar a vida. Sempre quando bate saudade, a gente assiste de novo”, afirma.

Leia também | Netflix vai cancelar contas de quem passar muito tempo sem acessar a plataforma

Sua trajetória de vida também está pessoalmente ligada à Pretty Little Liars. “Por meio do fã clube, eu comecei a fazer edições amadoras e descobri a minha paixão pela área de criação e design. Atualmente, trabalho nessa área que amo”, indica. Além disso, segundo ela, os assuntos abordados na história a ajudaram durante a adolescência.

The Walking Dead e Pretty Little Liars são extremamente diferentes no enredo. A primeira tem o cenário pós-apocalíptico, com temas adultos. A segunda é um drama que conta a história de um grupo de amigas que enfrenta as adversidades da adolescência em meio às tragédias. Porém, as duas possuem admiradores que geram interação mesmo depois de uma década. A repercussão das séries que começaram há 10 anos pode ser encontrada em grupos na internet, em convenções e até no dia a dia, entre os fãs que se conectam.

Leia também | Com "Pacarrete" na programação, Espaço Itaú de Cinema realiza festival de pré-estreias online

Para fazer uma maratona

Sherlock
Baseada nas famosas histórias de Arthur Conan Doyle, a série de drama policial conta com quatro temporadas. No enredo, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e John Watson (Martin Freeman) resolvem casos em uma Inglaterra mais contemporânea. O programa de televisão foi indicado a diversas premiações, como Globo de Ouro, Emmy e Bafta.

Gênero: Drama policial
Onde: disponível na Netflix e na Looke

The Walking Dead
Uma das poucas séries de televisão de 2010 que continuam até hoje, The Walking Dead mistura apocalipse, terror e drama. Com a confirmação da 11ª temporada, o enredo é situado em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, com poucos sobreviventes humanos. A história mostra os dilemas que o grupo enfrenta durante sua luta por sobrevivência. Confira o trailer da 10ª temporada.

Gênero: Drama/Apocalipse zumbi
Onde: disponível na Netflix, na Globoplay, na Amazon Prime Video e na Fox Premium

Pretty Little Liars
Um grupo de amigas adolescentes se distancia após o desaparecimento e aparente assassinato de uma das integrantes, Alison (Sasha Pieterse). Porém, as jovens começam a receber mensagens de “-A” anos depois, que ameaça contar segredos escondidos. Elas, então, se unem de novo para descobrir quem está por trás dos textos. A história é baseada nos livros da escritora Sara Shepard.
Gênero: Drama adolescente/Suspense
Onde: disponível na Netflix

Hora da Aventura
A série de humor também continua a lançar novas histórias após uma década. O desenho animado, criado pelo Cartoon Network, conta as aventuras de Finn e seu cão, Jake. Em uma terra pós-apocalíptica, os dois vivem os dias salvando princesas. Com um enredo aparentemente infantil, a história atrai público de todas as idades.

Gênero: Ação/Comédia
Onde: disponível na Netflix

Downton Abbey
O drama histórico gira em torno da pequena cidade fictícia Downton Abbey. O início dos fatos, que começa com o naufrágio do navio Titanic, em 2012, foca na vida dos Crawley, uma grande família rica e aristocrática da Inglaterra. A história, que tem seis temporadas, mistura eventos que aconteceram de verdade com as consequências que tiveram nos personagens. A série ainda conta um filme.

Gênero: Drama
Onde: Amazon Prime Video

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar