Participamos do

Com "Pacarrete" na programação, Espaço Itaú de Cinema realiza festival de pré-estreias online

11 títulos brasileiros e nove estrangeiros integram o projeto "Espaço Itaú Play", que acontece de 19 de junho a 29 de junho
12:35 | Jun. 12, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Qual foi a última vez que você foi ao cinema antes da quarentena? Encontrar-se com os amigos na fila do ingresso, comprar um combo de refrigerante com pipoca, procurar o lugar na sala com as luzes já apagadas e sentar em frente a uma tela por duas horas para uma experiência ainda desconhecida. A cena traz lembranças de afeto para muitas pessoas, mas a situação, que antes podia ser tão cotidiana, ainda não tem data marcada para voltar a funcionar.

Leia também | Com o vencedor do Oscar "Green Book", confira as estreias na Netflix e HBO neste fim de semana

A indústria cinematográfica, porém, continua empenhada para adaptar suas vivências para o meio virtual. Exemplo disso é o novo projeto do Itaú Cinemas, realizado por meio do “Espaço Itaú Play”. A partir de 19 de junho, considerado o Dia do Cinema Brasileiro, a plataforma irá disponibilizar produções nacionais e internacionais em seu festival de pré-estreias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com 11 títulos brasileiros e 9 estrangeiros, a ação é uma maneira de incentivar e divulgar os filmes enquanto as atividades culturais não podem ser realizadas de forma regular. Reunir-se com os amigos e estar na sala de cinema ainda não são eventos permitidos, mas é possível vivenciar parte da experiência em casa.

Leia também | Secult disponibiliza 70 obras na plataforma Cultura Dendicasa

Os longa-metragens poderão ser adquiridos por R$ 10,00 cada no site do Espaço Itaú de Cinema e ficarão disponíveis por dois dias após a compra. Os títulos do festival estarão em cartaz posteriormente no circuito da instituição, que terão datas definidas baseadas no plano de retomada das atividades.

Com sete estados brasileiros contemplados na lista, “Pacarrete”, dirigido por Allan Deberton, representa o Ceará. Filmada em Russas, a história mostra a personagem Pacarrete, interpretada por Marcélia Cartaxo, que sonha em ser uma bailarina clássica. Apaixonada pela França, a idosa, considerada louca por muitos, precisa enfrentar os conflitos da velhice e da sociedade para viver a aspiração que deseja.

Leia também | Pacarrete re-existir

A “cearensidade” europeia da mulher que quer dançar já ganhou dezenas de premiações, incluindo destaques no Festival de Gramado de 2019 e no Festival de Bogotá, na Colômbia. O título cearense traz outros protagonistas, vividos pelos atores João Miguel, Soia Lira, Zezita Matos, Samya de Lavor, Edneia Tutti Quinto e Débora Ingrid.

Leia também | É tempo de "Pacarrete": crítica do longa filmado em Russas que encerrou o Cine Ceará

Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia também participam do festival online. A trama carioca “Três Verões”, de Sandra Kogut, rendeu dois prêmios na categoria “Melhor Atriz” à protagonista Regina Casé, que interpreta Madá. Com uma comédia política, a história mostra o Brasil a partir de suas desigualdades sociais. Entre o trágico e o cômico, traça a realidade de um país dominado pelo “jeitinho brasileiro”.

Além das produções nacionais, nove títulos estrangeiros ganharam destaque. Entre eles, estão “O Orfanato”, de Shahrbanoo Sadat”, “O Conto das Três Irmãs”, de Emin Alper, “O Chão Sob Meus Pés”, de Marie Kreutzer” e “Liberté”, de Albert Serra.

O documentário de Pamela B. Green, que integra a lista do Espaço Itaú, está na seleção oficial de vários festivais, como o Deauville American Film Festival, o BFI London Film e o Telluride Film Festival. “Alice Guy-Blaché: a História não contada da primeira cineasta do mundo” acompanha a trajetória da mulher pioneira no cinema desde os 21 anos. A partir de imagens de arquivo e entrevistas com atores e outros profissionais, traça a vida de Alice Guy-Blaché, que mudou a indústria no final do século XIX.

Os filmes têm datas específicas para serem transmitidos. Confira a programação completa.

Leia também | Com brasileiro na lista, Festival de Cannes divulga filmes da Seleção Oficial 2020

Programação completa

Entre 19 e 20 de junho
Três Verões
Direção: Sandra Kogut
Trailer no Youtube

Alice Guy-Blaché: a História não contada da primeira cineasta do mundo
Direção: Pamela B.Green
Trailer no Youtube

Entre 20 e 21 de junho
Aos Olhos de Ernesto
Direção: Ana Luíza Azevedo
Trailer no Youtube

O Conto das três irmãs
Direção: Emin Alper
Trailer no Youtube

Entre 21 e 22 de junho
Piedade
Direção: Claudio Assis
Trailer no Youtube

Deerskeen: a Jaqueta de Couro de Cervo
Quentin Dupieux
Trailer no Youtube

Entre 22 e 23 de junho
A Febre
Direção: Maya Da-Rin
Trailer no Youtube

Entre 23 e 24 de junho
Música para morrer de amor
Direção: Rafael Gomes

O orfanato
Direção: Shahrbanoo Sadat
Trailer no Youtube

Entre 24 e 25 de junho
Querência
Direção: Helvecio Marins Jr.

Boni Bonita
Direção: Daniel Barosa

Entre 25 e 26 de junho
Pacarrete
Direção: Allan Deberton
Trailer no Youtube

Liberté
Direção: Albert Serra

Entre 26 e 27 de junho
Dora e Gabriel
Direção: Ugo Giogerti
Veja o trailer

O Chão sob meus pés
Direção: Marie Kreutzer
Trailer no Youtube

Entre 27 e 28 de junho
Guerra de Algodão
Direção: Marília Hughes e Cláudio Marques
Trailer no Youtube

Viver para Cantar
Direção: Johnny Mo

Entre 28 e 29 de junho
Mangueira de Dois Tempos
Direção: Ana Maria Magalhães
Trailer no Vimeo

Suk Suk
Direção: Ray Yeung

Espaço Itaú Play

Onde: no site do Espaço Itaú de Cinema
Quando: de 19 de junho até 29 de junho
Quanto: R$ 10,00 por filme

 

Escute o Vida&Arte Podcast

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar