Participamos do

Confira lista de 10 seriados marcantes dos anos 1990 para ver em streaming

Se a ideia é sentir essa nostalgia e curtir um pouco a energia daquela época, confira a lista de dez séries que marcaram a geração e estão disponíveis em diferentes plataformas
17:16 | Jun. 05, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para além de jeans de cintura baixa e roupas coloridas, os anos 1990 marcaram gerações com seriados que seguem fazendo sucesso até hoje, seja pela nostalgia ou pelos hilariantes efeitos especiais — que na época, não eram tão elaborados quantos os de atualmente.

Misturando o sobrenatural com comédia e romance, e construindo o imaginário da juventude da geração Y — nascidos após os anos 1970 até o começo dos anos 1990 —, muitos dos seriados já se tornaram clássicos modernos, agradando inclusive às novas gerações.

Se a ideia é sentir essa nostalgia e curtir um pouco a energia daquela época, com exceção dos clássicos Buffy: A Caçadora de Vampiros, Xena: A Princesa Guerreira e Seinfeld — que não estão atualmente em nenhuma plataforma brasileira, confira a lista de dez seriados que marcaram gerações e estão disponíveis em streamings.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Conheça as séries e documentários exclusivos do O POVO+

1. Dawson’s Creek

O drama envolvendo principalmente Dawson Leery (James Van Der Beek) e Joey Potter (Katie Holmes) durou seis temporadas e reuniu muitos conflitos do amadurecimento, mudanças e corações partidos. Dawson’s Creek se passa em uma pequena cidade nos Estados Unidos e acompanha de perto a história de quatro adolescentes que começam a ter de decidir o rumo de suas vidas. Com dúvidas e romance, a série é considerada um dos melhores dramas adolescente e ainda conta com Michelle Williams e Joshua Jackson nos papeis principais.

Onde: Netflix e Globoplay 
Temporadas: 6
Transmissão: entre 1998 e 2003

2. Louco por Você (Mad About You)

A sitcom de comédia Mad About You acompanha com humor a nova vida de recém-casados de Paul Buchman (Paul Reiser) e Jamie Stemple Buchman (Helen Hunt) e o começo dessa história em Nova York. Além dos próprios problemas como casal, e de seguir com suas decisões profissionais, Helen e Paul devem lidar com sua família e amigos, que parecem estar bem interessados no dia a dia da dupla e, ao mesmo tempo, têm suas próprias questões para lidar.

Onde: Globoplay 
Temporadas: 8
Transmissão: entre 1992 e 1999

"Arquivo X" conta histórias de mistérios e eventos paranormais
"Arquivo X" conta histórias de mistérios e eventos paranormais (Foto: Divulgação)

3. Arquivo X

A série de ficção científica acompanha dois agentes do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), que investigam o chamado “arquivo-x”, contendo uma série de casos paranormais e conspiratórios que foram arquivados e nunca solucionados. Com personalidades opostas, visto que enquanto Fox acredita desde o começo, Dana já fica com um pé atrás. Entretanto, acontecimentos estranhos começam a acontecer, como uma espécie de “mitologia” da trama, fazendo com que ambos comecem a desenvolver uma desconfiança com toda a realidade.

Onde: Globoplay
Temporadas: 11
Transmissão: entre 1993 e 2002 

4. That 70's Show

Apesar de ter sido transmitida durante os anos 1990, a série se passa aos anos 1970 e mistura acontecimentos de ambas as épocas, aumentando ainda mais a nostalgia. A história conta o dia a dia de um grupo de adolescentes que, entre decisões de suas vidas, continuam aproveitando o que pode ser um dos melhores momentos de sua vida, com direito a muitas festas, muito romance e muita comédia. A série é estrelada por Topher Grace, Mila Kunis, Danny Masterson, Ashton Kutcher, Laura Prepon e Wilmer Valderrama

Onde: Netflix
Temporadas: 8
Transmissão: entre 1998 e 2006

"Um Maluco no Pedaço" conta com Will Smith no elenco
"Um Maluco no Pedaço" conta com Will Smith no elenco (Foto: Divulgação)

5. Um Maluco no Pedaço

O clássico que fez a fama do ator Will Smith acompanha a chegada de Will para viver na casa de seus tios ricos em Los Angeles, nos Estados Unidos. Negros e bem sucedidos, Will e sua família enfrentam os conflitos da sociedade americana da época, muitos envolvendo racismo e preconceito. Além dessas situações, desenvolvidas com humor irônico, ele também deve se adaptar à sua nova vida com os parentes — e vice-versa — o que envolve muita comédia.

Onde: Amazon Prime Video
Temporadas: 6
Transmissão: entre 1990 e 1996

LEIA TAMBÉM | Confiras lista de filmes e séries para entender aspectos históricos e sociais do racismo

6. The Nanny

Confundida com a nova babá contratada, Fran Fine (Fran Drescher) aproveita a oportunidade para conseguir um novo emprego na casa do inglês Maxwell Sheffield (Charles Shaughnessy), um grande produtor com três filhos e muito trabalho. Um pouco atrapalhada, mas com boas intenções, Fran aprende seu trabalho e começa a relacionar sua própria vida com a vida de Maxwell, com direito a muita comédia e bom humor.

Onde: Amazon Prime Video
Temporadas: 6
Transmissão: entre 1993 e 1999

7. O Quinteto

Cinco irmãos que se tornam órfãos após a morte de seus pais em um acidente de carro devem se acostumar com a nova vida sob a guarda de um deles. O drama, apesar de ter um começo pesado, compartilha momentos afetuosos, românticos e engraçados, visto que os irmãos devem usar do bom humor e da criatividade para continuar com suas vidas.. O programa conta com atuação de Scott Wolf, Neve Campbell e Matthew Fox.

Onde: Globoplay
Temporadas: 6
Transmissão: entre 1994 e 2000

"Sex and The City" acompanha quatro amigas descobrindo suas vidas em Nova York
"Sex and The City" acompanha quatro amigas descobrindo suas vidas em Nova York (Foto: Divulgação)

8. Sex and the City

Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), uma jornalista que trabalha em uma coluna sobre relacionamentos na cidade dos sonhos, Nova York, conta com as três melhores amigas, Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) para sobreviver ao dia a dia. Com personalidade diferentes e objetivos complexos e sonhadores, o quarteto passa por diversos obstáculos, provações pessoais e relacionamentos, sempre contando com o apoio de uma com a outra para problemas profissionais e corações partidos.

Onde: HBO GO
Temporadas: 6
Transmissão: entre 1998 e 2004

9. Twin Peaks

Com duas temporadas (nos anos 1990), mas uma legião de fãs, Twin Peaks acompanha o mistério sobre o assassinato de uma jovem do colégio local. A investigação fica por conta do agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) e do xerife Harry Truman (Michael Ontkean) que, durante a busca, começam a perceber que todos da cidade têm alguma coisa a ver com o caso e que a cidade envolve diversos segredos entre todas as pistas. A obra foi criada por David Lynch e teve um aclamado revival em 2017, como série limitada.

Onde: Netflix
Temporadas: 2
Transmissão: entre 1990 e 1991; 2017

10. Friends

Talvez um dos seriados mais famosos — o que justifica a última posição da lista — Friends já ultrapassou as gerações e cada vez parece mais atual. A história acompanha seis amigos: Rachel (Jennifer Anniston), Monica Geller (Courteney Cox), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), Chandler Bing (Matthew Perry) e Ross Geller (David Schwimmer). Entre conflitos, romances e situações cotidianas, a comédia é considerada uma das melhores sitcoms, sendo cultuada até hoje.

Onde: Netflix
Temporadas: 10
Transmissão: entre 1994 e 2004

Leia também | Filha de Rachel e Ross, de Friends, Emma completaria 18 anos em 2020

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar