Participamos do

Artistas e trabalhadores da Cultura assinam carta de repúdio contra Regina Duarte

Mais de 500 trabalhadores da arte e da cultura nacional assinam carta de repúdio às declarações da secretária de Cultura do Governo Brasileiro, Regina Duarte
11:32 | Mai. 11, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 500 personalidades e trabalhadores da arte e do entretenimento assinam um carta de repúdio à atriz e então secretária de Cultura do Governo Federal, Regina Duarte, após declarações feitas por ela em entrevista à CNN na última quinta-feira, 7.

Na ocasião, Regina minimizou as mortes ocorridas no período da ditadura militar além de não demonstrar apoio ou promover medidas para ajudar artistas e trabalhadores da área cultural durante a pandemia do novo coronavírus. Publicada na sexta-feira, 8, a carta de repúdio conta com assinaturas de 158 organizações culturais de todo o País.

Leia maisPersonalidades da Cultura criticam postura de Regina Duarte em entrevista à CNN

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os assinantes, é possível encontrar as organizações cearenses: Associação Cultural Cearense do Rock, Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (PRODANÇA), Associação de Proprietários Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE), Coletivo de Livro Leitura Literatura e Bibliotecas de Fortaleza, Fórum Cearense de Teatro, Fórum de Produtores Culturais, Gabinete de Crise da Cultura do Ceará, Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe, Movimento Todo Teatro é Político, Rede de Empreendedores Culturais, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Ceará (SATED-CE) e Sindicatos dos Músicos Profissionais.

Para assinar a petição online, clique aqui

Leia tambémRegina Duarte completa dois meses como secretária da cultura cercada de críticas

Como classe trabalhadora, fomos violentadas e violentados por uma agente pública no exercício do seu cargo, ao vivo e em rede nacional. Mesmo enterrando amigos, familiares e companheiros de profissão vítimas dessa terrível doença, não vamos nos calar diante de mais essa barbárie.”, relata o texto da carta de repúdio. Atores, músicos, escritores, cineastas, produtores, artistas plásticos e trabalhadores das áreas do audiovisual, fotografia, literatura, teatro, jornalismo, dança e outras manifestações artísticas assinam a petição que já conta com mais de 900 assinantes.

Para conferir a lista completa de assinantes, clique aqui

Após as declarações de Regina Duarte à CNN, diversos artistas nacionais criticaram postura da secretária sobre sua atuação no Governo e manifestaram-se contra o pronunciamento de Regina na entrevista. A cantora Anitta utilizou seu perfil no Instagram para cobrar ações que beneficiem a classe artística durante a pandemia, e questionou Regina Duarte: "Só governa para quem pensa semelhante?"

Leia também Com Madonna, Caetano Veloso e Alfonso Cuarón, Sebastião Salgado reúne personalidades em petição para proteger indígenas do Coronavírus

Na sexta-feira, 8, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura publicou uma carta aberta manifestando-se sobre a entrevista de Regina Duarte. No manifesto, secretários e dirigentes da cultura do Ceará declaram repúdio à forma como a secretária se referiu ao período de ditadura militar e cobram de respostas sobre a liberação do Fundo Nacional da Cultura. Clique aqui para ler o texto da carta na íntegra. 

Leia maisFórum Nacional manifesta apoio à criação de lei de emergência cultural  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar