Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Cineasta cearense Leonardo Mouramateus ganha mostra retrospectiva no Festival de Roterdã em 2020

As exibições fazem parte da sessão Deep Focus Short Profile, que se dedica à filmografia de novos realizadores. Evento trará seis curtas do diretor na paralela e, ainda, um em competição

2019 foi marcado pelo bom momento do cinema cearense, de janeiro - quando o filme "Tremor Iê" disputou a Mostra Aurora no Festival de Tiradentes - a dezembro - que contará com a realização de eventos no Estado como a Mostra de Cinema de Iguatu, o Cinefestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe e a Mostra Quimerama. O ano que vem deve seguir o mesmo rumo positivo, como aponta a divulgação na manhã desta quarta, 4, que o Festival de Roterdã realizará retrospectiva da obra do cearense Leonardo Mouramateus em janeiro de 2020.

O evento europeu possui uma sessão voltada para a filmografia de novos realizadores, a Deep Focus Short Profile, na qual, além de Leonardo, o cineasta e artista visual angolano Kiluanji Kia Henda também ganhará retrospectiva.

Entre os filmes do cearense, serão exibidos seis curtas: "O Completo Estranho", "A Festa e os Cães", "História de uma pena", "Charizard", "Mauro em Caiena" e "Vando Vulgo Vedita" - este último, vencedor do prêmio de Melhor Direção em 2017 do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha. Nesta terça, 3, o festival já havia anunciado a seleção do novo filme do cineasta, "A chuva acalanta a dor", na mostra competitiva de curtas do evento holandês.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM

ENTREVISTA | Em 2015, o cineasta afirmava: "(Meu cinema) fala de amigos, dos meus amigos"

V&A VIU | "António Um Dois Três", primeiro longa do cearense, fala de crise e afeto

REPORTAGEM | O momento do cinema cearense

No comunicado à imprensa, o Festival de Roterdã afirma que o cineasta cearense "estabeleceu um forte estilo pessoal, sempre buscando por novas formas de cinema narrativo e, muitas vezes, narrando de maneira inesperada a vida das grandes cidades do Brasil".

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar