Logo O POVO+
Vando Vulgo Vedita ganha troféu Samburá por melhor direção
Vida & Arte

Vando Vulgo Vedita ganha troféu Samburá por melhor direção

Dirigido por Andreia Pires e Leonardo Mouramateus, o curta Vando Vulgo Vedita foi agraciado com troféu concedido pela FDR e Vida&Arte no 27º Cine Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Vencedor na categoria Melhor Direção do Prêmio Samburá, o curta-metragem cearense Vando Vulgo Vedita vem construindo bem-sucedida carreira Brasil afora. A obra, dirigida por Andreia Pires e Leonardo Mouramateus, tem como cenário a Barra do Ceará e põe em evidência a juventude que vive a Capital de formas alternativas. O filme foi um dos concorrentes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, do 27° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que encerrou programação na última sexta-feira, 11. O Prêmio Samburá é oferecido pela Fundação Demócrito Rocha e caderno Vida&Arte, do O POVO.


“Para um filme como o Vando Vulgo Vedita, em que as questões estão diluídas nos corpos e nas ruas da Barra do Ceará, uma premiação local serve para dar visibilidade. Permite que, pelo menos por alguns minutos, seja vista e engolida uma realidade que é marcada por deboche e violência institucional”, aponta Leonardo, ressaltando a importância de refletir sobre quem habita um bairro colocado, muitas vezes, à margem da Capital.


Dois dias após receber o Troféu Samburá, a obra também foi agraciada na categoria de Melhor Direção no Festival de Triunfo, em Pernambuco. Antes, a produção já havia conquistado os prêmios Canal Brasil e Melhor Filme na Mostra Foco, da Mostra de Cinema Tiradentes, um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro.

[QUOTE1]

Apesar de conseguir se comunicar com outros públicos que não o fortalezense, o curta, destaca Leonardo, tem forte relação com o local onde foi gravado. “(O filme) é uma ficção, mas também um documentário sobre atores ficando loiros num salão da Barra, invadindo uma casa para filmar, cantando e fumando à beira da praia. A conexão deles com o espaço e entre eles mesmos é que fez o filme existir, não um roteiro, nunca houve roteiro. Se o filme exala erotismo, psicodelia, humor e hostilidade é porque isso tudo foi trazido por eles”, pondera.


Vando Vulgo Vedita tem elenco composto por Bruna Pessoa, Dann Campos, Bira Felipe, Ellen Gabriele, Gabriel Farias, Getúlio Cavalcante, Jacqueline Peixoto, Leonardo William, Lucas Galvino, Lucas Kahlo, Macaco das Galáxia, Mateus Mesmo, Milton Sobreira, Sara Síntique e Veronik Violencia.

 

O que você achou desse conteúdo?