Fiat Strada 2024 tem motor turbo, design robusto e preço a partir de R$ 100 mil
A nova Fiat Strada foi apresentada à imprensa nesta semana em Florianópolis, Santa Catarina. Jornalistas fizeram o test drive no modelo Ultra; confira
A Fiat Strada 2024 foi lançada nesta semana em Florianópolis, Santa Catarina, com novidades como novo motor turbo 200 flex e um design mais robusto, além de uma edição limitada. O preço dos modelos vai de R$ 100 mil a R$ 135 mil.
Com esse novo motor, a Strada desponta como a primeira picape B-picape turbo flex no Mundo. A potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm fazem com que o propulsor permita que o modelo vá de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. A picape passa a contar também com o botão Sport no volante para uma maior sensibilidade do pedal acelerador.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).
Há novidades ainda no powertrain da Fiat Strada para a versão Endurance, que passa contar com o motor 1.3 Firefly. Ele faz até 14,2 Km/l na estrada e tem potência de 107 e 134 Nm de torque com etanol e 98 cv e 129 Nm quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com câmbio manual de cinco marchas.
Nova Fiat Strada e o designer robusto
As versões Ultra e Ranch, topos de linha, chegam com novidades também no design. A grade está maior, com um filete vermelho, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate.
Novas rodas ainda foram adicionadas nas versões Ultra, Ranch e Freedom. No interior do veículo foi colocado couro na porta onde o motorista tem contato, além de costuras que realçam o design interno e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex).
Nova Fiat Strada: capacidade de carga
A capacidade de carga de cabine plus suporta até 720 kg e 1.354 litros. Já as de cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg.
Há também quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba. A altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.
A Fiat Strada segue contando com acessórios Mopar para equipar a picape, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador.
Nova Fiat Strada: tecnologia
A nova Fiat Strada é equipada com recurso como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras.
Tem ainda a TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores.
A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, com Wireless Android Auto e Apple CarPlay, além de ar-condicionado digital automático e carregador sem fio.
Nova Fiat Strada: edição especial
A Fiat apresenta uma edição especial com todos os recursos da versão Ultra em comemoração ao ano de aniversário de 2,5 décadas, com apenas 1.025 unidades disponíveis.
A Edizione 25 está disponível na cor Cinza Strato com teto em preto No interio, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho, as soleiras são personalizadas com a descrição da série e com acessórios exclusivos da Mopar.
Os itens incluem pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que oferecem proteção e estilo adicional ao veículo.
Nova Fiat Strada: preço de cada modelo e ficha técnica
A Fiat Strada 2024 teve seu lançamento anunciado nesta semana, em Florianópolis, Santa Catarina. Com motor 1.0 turbo e um design mais robusto, a picape sairá da fábrica para as concessionárias com um preço que vai de R$ 100 mil a R$ 135 mil.
Jornalistas tiveram acesso à nova Fiat Strada e fizeram um test drive com o modelo Ultra, topo de linha do segmento que ganha um visual mais arrojado, principalmente na dianteira.
A grade está maior e com um filete vermelho. No interior do veículo foi colocado couro na porta onde o motorista tem contato, além de costuras que realçam o design interno.
Preço da Fiat Strada Endurance 1.3
R$ 100.990
Ficha técnica: Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.3
Manual
Motor 1.3 Firefly Flex
Posição: dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2 : 1
Potência: 98 cv (gasolina) @ 6.000 rpm / 107 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque: 129 Nm a 4.250 rpm (gasolina) / 134 Nm a 4.000 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 2
Comando de válvulas: simples, no cabeçote, acionado por corrente
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª: 4,273
2ª: 2,429
3ª: 1,520
4ª: 1,029
5ª: 0,756
Ré: 4,200
Diferencial: 4,600
Tração: dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Dianteiro: Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de
257 x 20 mm)
Traseiro: Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9")
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais
Direção
Assistência: elétrica de série com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m
Rodas
Medidas: 15 X 6,0J ET40
Pneus: 195/65 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.083 kg
Capacidade de carga: 720 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.474 mm
Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)
Altura do veículo: 1.577 mm / 1.612 mm (com barra de teto)
Distância entre eixos: 2.737 mm
Altura mínima do solo: 209 mm
Ângulo de entrada: 23,4°
Ângulo de saída: 27,8º
Tanque de combustível: 55 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.717 mm
Largura máxima da caçamba: 1.363 mm
Altura máxima da caçamba: 601 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.354 litros
Performance
0 a 100 km/h: 12,5 s (gasolina) / 11,6 s (etanol)
Velocidade máxima: 166 km/h (gasolina) / 171 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 13,1 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Estrada: 14,2 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etano
Preço da Fiat Strada Freedom 1.3 - Cabine Plus
R$ 106.990
Preço da Fiat Strada Freedom 1.3 - Cabine Dupla
R$ 112.990
Preço da Fiat Strada Volcano 1.3 - Cabine Dupla
R$ 114.990
Preço da Fia Strada Volcano 1.3 - Cabine Dupla - Transmissão Automática
R$ 120.990
Preço da Fia Strada Ranch Turbo 200
R$ 132.990
Ficha técnica – Fiat Strada Ranch Cabine Dupla Turbo 200
Flex CVT
Motor 1.0
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5 : 1
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm
Torque: 200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: Quatro por cilindro, com sistema
eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Injeção: direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas
Emuladas no modo Manual - Variável no modo Automático
Relações de transmissão:
1ª: 2,270
2ª: 1,600
3ª: 1,200
4ª: 0,940
5ª: 0,740
6ª: 0,580
7ª: 0,460
Ré: Entre 2,604 e 0,416
Diferencial: 5,698
Tração: Dianteira, com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Dianteiro: Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de
284 x 22 mm)
Traseiro: Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9")
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais
Direção
Assistência: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m
Rodas
Medidas: 16 X 6,0J ET40 (em liga-leve)
Pneus: 205/55 R16 ATR
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.253 kg
Capacidade de carga: 650 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.448 mm
Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)
Altura do veículo: 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)
Distância entre eixos: 2.737 mm
Altura mínima do solo: 185 mm
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 29º
Tanque de combustível: 55 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.178mm
Largura máxima da caçamba: 1.310 mm
Altura máxima da caçamba: 606 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros
Performance
0 a 100 km/h: 9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol)
Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol)
Estrada: 13,2 km/l (gasolina) / 9,4 km/l (etanol)
Preço da Fia Strada Ultra Turbo 200
R$ 132.990
Ficha técnica – Fiat Strada Ultra Cabine Dupla Turbo 200
Flex CVT
Motor 1.0
Posição: Dianteiro, transversal
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5 : 1
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm
Torque: 200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: Quatro por cilindro, com sistema
eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Injeção: direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas
Emuladas no modo Manual - Variável no modo Automático
Relações de transmissão:
1ª: 2,270
2ª: 1,600
3ª: 1,200
4ª: 0,940
5ª: 0,740
6ª: 0,580
7ª: 0,460
Ré: Entre 2,604 e 0,416
Diferencial: 5,698
Tração: Dianteira, com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Dianteiro: Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de
284 x 22 mm)
Traseiro: Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9")
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais
Direção
Assistência: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m
Rodas
Medidas: 16 X 6,0J ET40 (em liga-leve)
Pneus: 205/55 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.251 kg
Capacidade de carga: 650 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.448 mm
Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)
Altura do veículo: 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)
Distância entre eixos: 2.737 mm
Altura mínima do solo: 185 mm
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 29º
Tanque de combustível: 55 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.178mm
Largura máxima da caçamba: 1.310 mm
Altura máxima da caçamba: 605 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros
Performance
0 a 100 km/h: 9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol)
Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol)
Estrada: 13,2 km/l (gasolina) / 9,4 km/l (etanol)
Preço da Fia Strada Série Especial Limitada
R$ 135.990
Veja fotos da Fiat Strada 2024
Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil em 2023
A Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil, tanto no resultado mensal como no do primeiro bimestre de 2023.
Além disso, a Fiat conquistou a liderança do mercado brasileiro garantindo, em fevereiro, 22,1% de market share e 26.598 unidades emplacadas, mais de 8 mil à frente da segunda colocada.
No mês, a marca emplacou três modelos entre os 10 mais vendidos do Brasil.
A Strada foi a número um do mercado com 6.837 unidades vendidas, Argo ficou com a quinta posição com 4.537 emplacamentos e o Mobi em oitavo lugar com 4.074 unidades comercializadas.
A Fiat seguiu líder nos segmentos hatches (27,6%), picapes (48,5%) e vans (32,6%).
O jornalista Thadeu Braga viajou a Florianópolis a convite da Fiat