Grok: conheça a IA do X, disponível apenas para usuários premium

O X introduziu o Grok, um recurso que gera resumos de notícias via IA. Críticas surgem devido a manchetes falsas e interpretações errôneas; conheça

A plataforma de rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, começou a testar resumos de notícias gerados por inteligência artificial (IA). O recurso foi chamado de Grok e começou a ser disponibilizado para usuários brasileiros nesta semana.

Porém, a afirmação de que Grok estaria disponível para todos os usuários é válida apenas até a página dois: o uso da IA estará disponível apenas para assinantes premium do X. Os planos para se tornarem cliente da rede social variam de R$ 36,67 a R$ 73,33 mensais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Os resumos de notícias de IA do Grok substituirão a seção de tendências do X para usuários pagantes. Ele funciona criando manchetes e explicações de um parágrafo sobre as últimas notícias, usando os tweets mais recentes no X.

Porém, mesmo com seu lançamento em diversos países, seus desenvolvedores afirmam que ele "tem uma isenção de responsabilidade, podendo cometer erros" e algumas dessas falhas já foram notadas por usuários que decidiram explorar a ferramenta. Veja a seguir as falhas de Grok, a IA do X.

Grok: manchete falsa sobre o ataque do Irã a Israel

Uma história chocante foi promovida na “primeira página” ou feed principal do X através do Grok: “Irã ataca Tel Aviv com mísseis pesados”, dizia a manchete.

Este seria certamente um desenvolvimento noticioso mundial preocupante. No início daquela semana, Israel conduziu um ataque aéreo à embaixada do Irã na Síria, matando dois generais e outros oficiais. A retaliação do Irã parecia uma ocorrência plausível.

Porém, havia um grande problema: o Irã não atacou Israel, a manchete era falsa. Ainda mais preocupante, a manchete falsa foi aparentemente gerada pelo próprio chatbot oficial de IA do X, Grok, e depois promovida pelo produto de notícias de tendência do X, Explore, no primeiro dia de uma versão atualizada do recurso.

Irã anuncia sanções contra EUA e Reino Unido por apoio a Israel; CONFIRA

Grok: notícia falsa sobre vandalismo de jogador da NBA

O bot IA confundiu uma péssima atuação de Klay Thompson, do Golden State Warriors, na NBA, com um ataque sucedido de vandalismo.

Com o Grok juntando informações compartilhadas por usuários do X em tempo real, o nome de Klay Thompson foi posto ao lado de casa e tijoladas. A manchete feita pela ferramenta e compartilhada pelos usuários foi de que:

"Em uma reviravolta bizarra, o astro da NBA Klay Thompson foi acusado de vandalizar várias casas com tijolos em Sacramento. As autoridades estão investigando as alegações depois que vários indivíduos relataram que suas casas foram danificadas, com janelas quebradas por tijolos. O motivo por trás do alegado vandalismo permanece obscuro."

O real contexto em volta da notícia falsa foi de que jogador estava atuando pela sua equipe em casa e teve uma péssima atuação seguida por muitas tijoladas — termo associado às tentativas falhas de ponto.

Grok: Isenção de responsabilidade e a IA "debochada"

Elon Musk revelou que Grok seria um chatbot de IA sarcástico e que tem acesso a todos os tweets, fornecendo conhecimento em tempo real sobre o mundo.

Grok responderá “perguntas picantes” com um pouco de inteligência e humor, disse Musk. O chatbot da xAI visa “projetar ferramentas de IA que sejam úteis para pessoas de todas as origens e opiniões políticas”.

A ferramenta é baseada no Grok-1, o primeiro grande modelo de linguagem da empresa de inteligência artificial do bilionário, xAI. Grok tem uma vantagem devido ao seu acesso a informações em tempo real, um grande fator limitante para outros modelos.

Letras do teclado: ENTENDA a nova trend e como surgiu

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar